09 agosto 2013

Ai que Déli especial para fazer no dia dos pais - Fusilli ao molho pesto com camarões grelhados e requeijão


Boa tarde meus amoooooressssss;)
Sexta feita com post mega especial para o dia dos pais.


A idéia era publicar amanhã uma receita déli para vocês poderem presentear seus pais, avôs e a família de uma forma geral, assumindo a cozinha como eu vou fazer no domingo lá em casa. Daí antecipei para hoje para que possam ter mais tempo para se organizar, comprar os ingredientes, ler e reler a receita e dar tudo certo no domingo, inclusive é tão fácil que da até para deixar pronto no sábado e só finalizar no domingo.

Tem coisa melhor do que reunir a família para comer bem? Imagina você sendo o responsável por um momento desse e fazendo uma receita Déli, surpreendendo todo mundo na mesa? Pois bem, isso é possível com a ajuda do Ai Que Déli!!!

Sem desculpas para cozinhar para seu pai, agora vamos ao que interessa;)

A receita será Fusilli (parafuso;P) ao molho pesto com camarões grelhados e requeijão. A parte do camarão é opcional, a massa ao molho pesto muitas vezes é servida sozinha ou pode acompanhar qualquer proteína como carne, peixe, frango... fiquem a vontade.

Vocês vão precisar:
* Para um pacote de macarrão, se for fazer menos, diminui tudo proporcionalmente e se for fazer mais aumenta,  tipo meio pacote, tudo pela metade, 2 pacotes, tudo em dobro.. dãããnnn meio óbvio mas vamos deixar claro pois não quero erros num dia tão especial)

- Macarrão (prefiro uma massa curta como penne, fusilli que é o parafuso, gravatinha, rigatoni ou concha, mas nada impede que seja fetuccini ou espagueti. Lembrando que 1 pct come de 4 a 6 pessoas.
Coloca numa panela grande, bastante água com um pouco de óleo e sal, quando ferver, coloca a massa, mexe de vez em quando para não ficar grudada e quando estiver ao dente (6 a 10min + -) está pronto. Escorre toda a água e põe um pouco de margarina para não grudar.
- Alho ( 4 a 6 dentes descascados)
- Manjericão (muuuuiiiitassss folhinhas, tipo um maço inteiro, lavadas por favor)
- 1 xic bem cheia de azeite (dica para comprar, o azeite bom ele tem no máximo 0,5% de acidez, portanto comprem daí para baixo)
- Sal a gosto
- 3 pedras de gelo (alguém me disse por aí que isso mantém o molho bem verdinho e melhora a consistência, nunca fiz sem por isso repasso a dica)
- 50g de alguma castanha tipo castanha do pará, nozes, amendoim ( o certo mesmo é usar o pinole, pinole é um grãozinho super charmoso, parente da amêndoa, tem um sabor bem específico, chiquérrimo mais meio carinho) Essa parte da castanha é opcional e quuuaaaando eu coloco, geralmente é castanha do pará que é fácil de achar e baratinha.
- Parmesão ralado (comprem e ralem, os de pacotinhos não rola gente)
- Requeijão a gosto para finalizar o prato
- Camarões (falo mais sobre eles lá embaixo)




Macarrão cozido e ingredientes separados (não tinha foto dos ingredientes e peguei no google, na foto falta o alho e sal). Basta pegar todos os ingredientes, colocar no liquidificador e bater bastante. O queijo pode bater junto, eeeeuuuuuu prefiro deixar para cada um por na mesa já no prato pronto.



Prontinho, molho pesto finalizado, vai ficar com essa aparência ai da foto. No lugar do manjericão, você pode variar e fazer um pesto de rúcula, agrião, salsinha e até coentro que eu odeio), esse molho também pode ser feito bastante e deixar guardado num potinho bem limpo e fechado e é uma ótima opção para comer com torrada, colocar numa pizza, por cima de um frango ou peixe, misturar numa maionese de batatas e por aí vai. Basta misturar na massa como mostro na foto abaixo e já pode comer.


Agora vamos ao camarão. Geralmente eu faço 8 camarões por pessoa para ficar um prato bem servido e ninguém ficar catando camarão no prato mas isso depende do tamanho do camarão. Fiquem a vontade para definir a quantidade. Super simples, basta descasca-los, temperar com um pouco de sal e limão. Numa panela coloque um pouco de azeite e alho fatiado fininho, quando dourar o alho, acrescenta os camarões, espera ficar rosinha de uma lado, vira e espera ficar rosinha do outro lado. Prova e ver se precisa de um pouco mais de sal. Se optar por frango, carne ou peixe basta tempera-lo como preferir e grelhar do mesmo jeito.



Macarrão cozido, molho pronto e camarão grelhado, agora é só montar o prato. Arruma os camarões por cima da massa, ou mistura os camarões na massa.


E para finalizar e ninguém colocar defeito, potocas de requeijão por cima de tudo. Babei só de lembrar do gosto disso ai.

Bem é isso, espero que tenham gostado e que de fato coloquem a mão na massa no dia dos pais, ficarei muito feliz de saber que pude colaborar para um momento especial de família.
Aproveito a deixa para dizer que sou louquinha pelo meu pai , pai? eu te amo muitoooo que bom poder tê-lo sempre por perto e que possamos passar mais vários dia dos pais juntos. Obrigada por tudo sempre. Não posso esquecer que esse será um dia dos pais especial para família Paolin pois é o primeiro dia dos pais do meu irmão que está sendo um paizão. Parabéns para você também meu amor. Não deixem de dizer aos seus o quanto vocês os amam, abraçem, beijem, apertem, cheirem por que a vida é tão curta e essa semana sofro em ver pessoas queridas que não tem mais os seus por perto dando tudo para mais um beijo, abraço ou eu te amo. Para quem não tem mais seu pai por perto, força e se serquem de pessoas queridas para apesar da saudade terem um dia leve.
Ah! parabéns meu amor por ser um pai maravilhoso para nossos dois dogs kkk
Beijão e até amanhã;)

Um comentário: