10 agosto 2013

Arrumadinho de charque com linguiça

Olááááá,
Hoje a receita ta quentinha ainda, acabei de come-la kkkk, arrumadinho de charque com um plus de linguiça que o noivo ama. Ótima opção para fazer no fim de semana ou para receber os amigos numa reuniãozinha de dia em casa para tomar com uma cervejinha gelada.
O arrumadinho é um prato típico daqui de pernambuco, seu nome vem do modo como pode ser servido: os ingredientes arrumados lado a lado, para depois serem misturados no prato ou já mistura tudo e serve como prato único. É feito com charque, farofa, feijão macassar ou verde e vinagrete e fica uma déli com manteiga de garrafa por cima.
O legal é que nesse post você vai ter 4 receitas de acompanhamentos que podem ser feitos e servidos com outros pratos. Tipo fazer só a farofa ou só o vinagrete, feijão ou charque.
Vamos aos ingredientes: Como teremos que fazer 4 coisas separadamente, juntei as fotos para facilitar. A quantidade de ingredientes que usei serve bem 6 pessoas.

Na 1ª foto os ingredientes do feijão: 2 xíc de feijão macassar ou verde, sal a gosto, 2 colheres de margarina, 2 dentes de alho e 2 tabletes de bacon, mas pode ser carne ou legumes.
Na 2ª foto os ingredientes do vinagrete: 2 tomates, 1 pimentão, 2 cebolas, sal, pimenta do reino, orégano, 1 xic de vinagre e 1/2 de azeite.
Na 3ª foto a carne de charque, compro sempre as com menos gordura e corta em cubinhos do tamanho que desejar, para carne precisa de margarina também que não está na foto
Na 4º foto os ingredientes da farofa: 2 xíc de farinha de mandioca, 1 xic de margarina (tem que ser bastante porque é a margarina que vai fritar a cebola e deixar o gostinho amanteigado na farinha), 1 cebola fatiada e linguiça em rodelinhas que esqueci de tirar foto;)
Seguindo a sequência das fotos vamos começar pelo feijão, superrrrr fácil, basta colocar bastante água para ferver com o tablete de caldo de bacon, sal, alho inteiro e o feijão, mistura bem e esquece. O ponto certo é quando o feijão estiver macio. Caso seque a água pode acrescentar mais até que cozinhe. Essa água no final de tudo será escorrida e jogada fora. Na foto mostra ele pronto, nesse ponto, escorre a água, pode por mais um pouco de margarina e está pronto.
Vou dar uma pulada no vinagrete e vou partir para carne porque é mais demoradinha ai enquanto ela está no preparo você pode voltar e fazer o vinagrete.
A carne depois de picada precisa ser escaldada, ou seja, coloca-la para ferver em água como mostra a foto, isso é necessário para tirar um pouco de sal, já que é uma carne salgada, deixa-la mais macia e tirar um pouco da gordura. Basta coloca-la na água fervendo por uns instantes, depois escorre a água e repete o processo mais um vez. Ela vai ficar com a aparência da segunda foto abaixo.

Nesse ponto, acrescenta umas colheradas de margarina e frita a carne até a gordura ficar douradinha. Nesse ponto pode acrescentar umas cebolas em rodelas também. Ela vai ficar assim
Voltando ao vinagrete.... simplérrimo, corta a cebola, tomate e pimentão em cubinhos e tempera com sal, pimenta do reino, oregáno, vinagre e azeite. Mistura e está pronto.
E para finalizar a farofa, essa farofa é de cebolas com linguiça, fica uma dééééli e é ótima para fazer para um churrasco, acompanhar uma carne assada também.
Derrete a margarina, acrescenta as cebolas e vai mexendo de vez em quando, demora um pouquinho porque o segredo é deixar a cebola ficar dourada e isso leva um tempo, quando começar a dourar você acrescenta as rodelinhas de linguiça e por último a farinha e sal. Abaixa o fogo e mexe mais um pouco para a farinha incorporar a margarina, cebola e linguiça. Como mostra nas fotos abaixo.


Feijão pronto, carne, vinagrete e farofa prontos basta misturar tudo numa travessa ou servir separadamente e cada um faz sua mistura no prato. Eu misturo tudo menos o vinagrete que deixo a parte.

É isso, é uma receita que demora um pouquinho mais que as outras porque como disse no começo são 4 receitas para se tornar uma no final. Mas vale fazer que fica maravilhoso.
Beijos e até segunda. Amanhã não vou postar já que ontem falei do dia dos pais. Passarei o domingo todo com o meu mas segunda estou de volta com mais uma déli para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário