05 agosto 2013

Começo de semana e aquela culpa pelo que comeu no findi... que tal um peixinho no forno, super leve e fácil de fazer

Oiiiii, pra ninguém pensar que só dou receita de coisas gordas, os primeiros dias da semana vou postar sempre comidinha leve, light, com pouca gordura tá?!
Já fui bem gordinha e sei bem como é preciso ao menos durante a semana cuidar da alimentação e da para cuidar comendo comidinhas gostosas, vou mostrar para vocês.
Aproveito para dar duas dicas bakanas, muitaaaaa água (confesso que me policio para beber pq esqueço mas é super importante) e chá verde, é ruinzinho mas espera esfriar e toma de um gole só;)
A primeira receita leve é de um peixinho Déli que eu faço sempre, super prático, rápido de fazer, não suja nada e é uma ótima opção para almoço ou jantar, da pra deixar pronto na geladeira de um dia para o outro e por para assar na hora de comer, da para fazer um filé ou um monte de uma vez só.
Gosto muito de tilápia, mas pode ser qualquer filé de peixe que você prefira. Vocês vão precisar de sal, pimenta do reino, orégano, limão, azeite, cebola, tomate, pimentão, alho (esqueci de separar na hora da foto mas coloquei), batata, cenoura e tudo mais de legumes que você gosta ou tem na geladeira, tipo vagem, brócolis, berinjela, abobrinha, chuchu... Precisa também de um refratário que vá ao forno e papel alumínio. A quantidade quem diz são vocês, lá em casa, batata, cenoura e o alho que fica cozido no azeite são os mais procurados no prato por isso sempre capricho mais neles do que no pimentão por exemplo que ninguém gosta;)

 1º passo, lavar e temperar o peixe com sal, pimenta do reino, orégano, limão e azeite. Reserve. A quantidade de sal, deixa eu ver como eu explico.... eu coloco um pouquinho entre os dedos e vou passando , esfregando de leve no peixe até ter certeza que passei em toda extremidade do filé sem deixar uma camaaaaddaaa de sal sabe?;) na dúvida coloca pouco, melhor sem sal do que salgado.

2º passo, cortar os legumes em rodelas não muito finas, o alho basta descascar e colocar inteiro
3º passo, rega o refratário com azeite e faz uma caminha com os legumes como na foto e os alhos inteiros
4º passo, coloca o peixe por cima dessa caminha de legumes
5º passo, cobre o peixe com o restante dos legumes e rega com bastante azeite, se sobrar um caldinho do tempero do peixe, coloca também.
6º passo, cobre com papel alumínio beeemm fechado nas bordas para gerar um vapor dentro, leva ao forno médio.
*O tempo do preparo varia de acordo com o forno, o ponto será quando os legumes estiverem cozidos e o peixe branquinho como mostra na foto, no final do cozimento tira o papel alumínio para dar uma secada no líquido que vai gerar do peixe e legumes.
Tem duas variações para essa receita, quando perceber que os legumes estão cozidos e o peixe ficando branco, pode acrescentar molho de tomate pronto ou fazer uma mistura de molho de tomate com creme de leite, despeja por cima, deixa mais um pouco no forno até esse molho incorporar no peixe e legumes e está pronto para comer.
Fica ótimo para comer só o peixe com os legumes como também acompanhado de arroz. Estou preparando um post só de arroz. Arroz refogado, integral, a grega, piemontês, com brócolis e por ai vai.
Amanhã é dia de um omelete Déli feito no forno também, ótimo para comer com salada e manter a dieta. Beijinhos e espero que estejam curtindo porque eu to me divertindo heheh

Nenhum comentário:

Postar um comentário