20 agosto 2013

Como limpar carne

Olá, a dica de hoje é um pedido de algumas amigas, dentre elas Lela, que acaba de se mudar para o sul e morando sozinha está se aventurando na cozinha e super usando o blog.
Limpar carne, meu deusss!! A primeira vez que comprei carne, quando cheguei em casa não sabia o que fazer kkkk
Utensílios essenciais para esse momento. Uma tábua grande, uma faca muitooo amolada, sacos de congelar ou embalagens que vão à geladeira ou freezer, cuidado e carinho.
*Detalhe, o que vou ensinar aprendi comigo mesmo então não sei se é a forma certa de fazer, só sei que faço assim há 5 anos e dar super certo.
 Essa peça de carne é um filé, inclusive amanhã vou postar a receita de estrogonofe que fiz com esse filé, acompanhado de arroz com milho e batatinha palha ficou uma Déli. Mais o principio é o mesmo para qualquer carne. O principal é deixa-la sem nenhuma pelinha branca, nervo ou gordura;)
 

1º Sempre passo uma água na carne para tirar aquele sangue que fica nela desde que foi armazenada e acomodo ela na tábua
 
3º Corto as pontas mais finas deixando um “lombo” de espessura igual em todo comprimento. Essas pontas reservo para limpar depois.
 
4º Vai tirando todas as pelinhas brancas e gordurinhas com cuidado e passando a faca de leve para que tire apenas as peles com o mínimo de carne possível (por isso a dica da faca amolada, cuidado e carinho)
 
 
5º A carne está limpa e pronta para fazer bifes, medalhões ou até usa-lo inteiro.
 
 
6º Faz o mesmo naquelas duas pontas que reservamos , essas pontas é melhor usar para tirinhas ou cubos
 
 
7º As pelinhas que tiramos de toda carne, eu congelo serve para colocar na sopa e da um sabor maravilhoso (depois descarta). Também é ótimo para fazer um caldo de carne verdadeiro e substituir o em tablete e ainda uma Déli de molho madeira que ensino outro dia.
 
Dica: Já tira um dia para limpar uma boa quantidade de carne, assim você tem carne no freezer ou geladeira já limpa para quando precisar, basta armazenar já no corte que você quiser e etiquetar com tipo e carne e corte ( ex: contra filé em bife, Filé em medalhões, Alcatra em tirinhas....)
 
Amanhã tem receita de strogonofe e depois vou colocar de filé com molho de gorgonzola, já deixa as tirinhas reservadas no freezer para essas receitas;)
 
*Gente fiz de tudo para virar as duas primeiras fotos mas não teve jeito, sorry;/
 
Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário