22 agosto 2013

Pudim de leite condensado

Olá,
Ta chegando o fim de semana e tem que ter uma sobremesa na geladeira né?
Pudim de leite condensado, todo mundo gosta, super fácil de fazer.
Vamos precisar de 2 latas de leite condensado,2 latas de leite (usa a lata do leite condensado para medir a quantidade de leite), 6 ovos, açúcar. (Minha forma é grande se for aquela forma básica de pudim reduz tudo a metade, ok?)
Primeiro precisa fazer a calda, o momento mais tenso, cuidadooooooo que é super quente para não se queimarem, minha dica é não fazer direto na forma de pudim, aquela que tem buraco no meio porque ela não como segurar bem, eu faço numa panela e depois despejo na forma, também faço sempre na boca de trás do fogão para manter uma distância de mim.
Enfim, coloca umas 2,3xic de açúcar na panela, abaixa o fogo e vai mexendo, o açúcar vai queimar e derreter, demora um pouquinho, fica embolado antes de virar calda e parece que não vai dar certo mais vai.;)
Com a calda pronta, mais dourada do que está na foto, você vai despejar na forma e passar a calda em toda extremidade para que o pudim não grudar. Como na foto
 Com a forma já com a calda, vai ficar dura é assim mesmo. * Essa foto peguei no google para ilustrar. Essa é a forma que vai meia receita.
Vamos a massa, no liquidificador coloca o leite, leite condensado e os ovos, uma das latas de leite você pode substituir por leite de coco, creme de leite ou suco de alguma fruta para um pudim com sabor. Nesse momento também pode acrescentar coco ralado, fica déli. Bate bastante tempo, uns 10min para não ficar com cheiro nem gosto de ovo.

Despeja essa mistura na forma com a calda e leva ao forno pré aquecido 180 graus, em banho maria. Banho maria é nada mais nada menos que dentro de uma forma com água;) como mostra na foto, pode ser redonda ou quadrada ta gente?!
Esquece ele lá, vai demorar mais de 1h, quando ficar dourado e enfiar uma faca e sair limpinha está pronta.
SÓ DESENFORME DEPOIS DE ESFRIAR PARA NÃO SE QUEBRAR. Eu até coloco na geladeira quando está morno para ficar mais firme.
Se na hora de desenformar ficar muita calda grudada, leva a forma ao fogo para derreter novamente, acrescenta um pouquinho de água, faz uma nova calda e coloca por cima.
Leva a geladeira por umas 2hs e está pronto para comer;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário