30 agosto 2013

Risoto de parmesão com champignon

Oi, sexta feira é dia de receita especial para fazer no fim de semana;)

Já postei no face e no insta foto desse risoto e o sucesso foi grande, aproveita se ainda não segue no fb e insta já corre @aiquedeli, assim você fica por dentro das novidades do blog.

Vamos precisar de: arroz arbóreo (3 xíc.), cebola picada  (1 grande), alho ( 1 dente amassado), azeite (a gosto), creme de leite (2 caixinhas), queijo parmesão (bastante;)), champignon fatiados (1 vidro), tabletes de caldo de carne (3) já dissolvidos em água (1,5l), requeijão (1 copo) e molho branco ou 4 queijos em sachê (2) dissolvido conforme a embalagem (água e leite)

Gente virei essa foto mil vezes mas ficou assim na hora de postar;/ sorry.


 
DETALHE IMPORTANTE:  Risoto para ser risoto tem que ser de arroz arbóreo, arroz específico da culinária italiana, se fizer com arroz normal deixa de ser risoto e passa a ser arroz de parmesão ou do que você for fazer. É um arroz um pouco mais caro que o normal mas faz toda a diferença e vale muitoooooo a pena. Seu preparo também é diferente pois o líquido do cozimento precisa ser colocado aos poucos e sempre mexendo, diferente do arroz normal que você despeja o líquido de uma vez , não mexe mais e espera secar.
 

Primeiro você vai dissolver os tabletes de caldo de carne na água fervendo e reservar, ralar o queijo e separar todos os ingredientes.
 
 
 Refoga o azeite, alho e cebola até dourar, acrescenta o arroz, mistura bem.
 
 
Aos poucos vai acrescentando o caldo de carne e mexendo com fogo baixo. A medida que for secando vai acrescentando mais caldo e misturando, é assim que o arroz vai cozinhar, crescer e começar a ficar cremoso. Você pode adicionar vinho, conhaque ou outro caldo de sua preferência.
 
 
 Quando perceber que o arroz começar a ficar cozido, você vai passar a acrescentar o caldo do sache de molho branco ou 4 queijos dissolvido conforme a embalagem que citei la encima. e continua mexendo em fogo baixo.


Vai começar a ficar mais cremoso e cozido, daí você acrescenta os champignon, requeijão, creme de leite  e parmesão e continua mexendo até ficar ao dente.

1 xícara de arroz serve aproximadamente 3 pessoas.

Esta pronto, basta acertar o sal e servir. Lembrando que risoto é um prato que precisa ser servido na hora que fica pronto se não seca, fica uma papa e perde toda a graça.



Servi com tiras de filé ao molho funghi que depois eu posto a receita;) Na hora de servir coloca queijo parmesão encima. Esse passo a passo você pode fazer risoto do que quiser basta mudar o caldo de cozimento para algo que combine com seu risoto, por exemplo caldo de galinha para um risoto de frango ou pato, use a criatividade o queijo também pode ser substituído por outro como prima donna ou gorgonzola que fica uma déli e os champignons pode ser substituído por milho, ervilhas frescas, aspargos, funghi e por ai vai, use a imaginação.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário