13 agosto 2013

Sopa de legumes com carne


Mais uma receita levinha para vocês. Sopa de legumes daquela bem caseira que a mãe e a vó faz.
Quero todo mundo fazendo já hoje no jantar viu?
 
Vocês vão precisar de cebola, alho, tomate, pimentão, batata, cenoura tudo em cubos. Quem quiser colocar outras verduras ou legumes, sem problemas, eu sempre gosto de variar de acordo com o tenho na geladeira, jerimum, abobrinha, couve flor, brócolis e couve folha ficam uma déli.
Essa carninha foi uma sobra de quando limpei um lombo de filé, sempre quando limpo carne, congelo os pedaços que não da para fazer bife, tiras e tal e guardo para sopa porque como vai cozinhar bastante da um gostinho mara, mas pode ser qualquer carne em pedaços. Além das verduras e legumes que também não tem quantidade certa vai ao seu gosto, coloco caldo de carne e legumes, sal e azeite. A melhor forma de saber se está bom é provando, aprendam isso.
 
Vou dar as quantidades da foto para facilitar mas como disse não se prendam a isso. Essas quantidades rendem quase 2l de sopa.
 1 cebola, 1 tomate, 1/2 pimentão, 3 batatas, 2 cenouras, 2 alhos e repolho. Coloco mais batata e cenoura porque são os legumes que mais gosto na sopa;) Para essa quantidade de legumes, carne e temperos coloquei 1,5l de água.



 
Refoga o azeite, alho, cebola e a carne temperada com amaciante de carne ou como preferir, quando começar a dourar acrescenta o tomate, pimentão e caldo de legumes. Mistura bem como aparece na foto. Fogo baixo.



Refoga mais um pouco e depois acrescenta a batata e a cenoura e mistura novamente




Acrescenta a água, acrescenta sal a gosto e deixa ferver até que os legumes estejam macios Prove o caldo para ver se está bom de sal.




Todos os legumes macios, desliga o fogo e separa umas 5 conchas e bate no liquidificador para engrossar, essa etapa é opcional, se preferir tomar como caldo ralinho mesmo, sem problemas. Aqui em casa preferem que bata um pouco para deixar o caldo mais encompardo e deixe o resto em pedaços. Você pode bater tudo também, ótima opção para enganar quem não gosta de comer verdura e legumes;)




CUIDADO QUANDO FOR BATER PORQUE VAI ESTAR BEM QUENTE E PODEM SE QUEIMAR. A DICA É: BATER NO PULSAR BEM DEVAGAR E COM A TAMPA DO LIQUIDIFICADOR UM POUQUINHO ABERTA PARA IR SAINDO O VAPOR.
Depois de batida, volta para a panela e acrescenta o repolho ou couve folha em tirinhas finas, ferve mais um pouco até mucha-las e está pronta.




Servi com torradinhas de pão integral que minha sogra tinha acabado de fazer mas para quem não liga para dieta, um pãozinho francês ia ficar perfeito;)




* No lugar da carne pode ser frango desfiado ou aquele da receita da salada de ontem, queijo coalho, peito de peru ou presuntos em cubos também fica uma déli. Nesse caso pula a etapa da carne, faz a sopa só de legumes e acrescenta os cubos na hora do repolho ou couve já no finalzinho.

Gentem criei um instagram do ai que deli, não deixem de seguir, também tem page no facebook ta?!

Agradeço aos 5.500 acessos em 10 dias. Comentem, opinem, reclamem, se manifestem. Preciso saber o que estão achando, o que querem ver no blog. :)

Beijinhos

4 comentários:

  1. Adorei, ótima dica pra quem é zero a esquerda na cozinha como eu ... muita praticidade .Adorei o blog pois a linguagem é bem comum!

    Parabéns ... Luana Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana que bom que gostou, a idéia é essa tudo bem explicadinho para todo mundo conseguir fazer;)Volte sempre

      Excluir
  2. Uma dúvida : Posso cozinhar em panela de pressão ou panela aberta ?? help ... a panela de pressão agilizaria bastante né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim usar a panela de pressão só não sei o tempo necessário pois sempre faço na panela aberta. Essa dái é rápida viu? Nem precisa usar a panela se a idéia for agizilar.

      Excluir