08 agosto 2013

Tirinhas de carne acebolada

Hoje o Ai que Deli completa uma semana aaaeeeeeeeeee, eu queria agradecer, quase 3mil acessos nessa semana, que continue assim, figa;)
A déli de hoje é Carne acebolada. É uma ótima forma de fazer carne sem sujar muito (bife por exemplo, G-zuix gordura para todo lado) e combina com vários acompanhamentos, arroz, macarrão, salada, legumes, purê.... Da  também para deixar pronto na geladeira e comer no outro dia e até congelar.
Aproveito que o post é sobre carne e vou dar uma dica para a hora de comprar carne, lembro como se fosse hoje quando fui comprar carne pela primeira vez. " moço qual a carne o senhor me indica para bife? e para fazer assada? ensopada? o senhor pode já deixar limpa e partida para mim? e o que ele dissesse eu ia acreditar kkk) Bem, filé, contra filé, patinho, coxão mole, alcatra, são boas opções para bifes e carne em tirinha ou cubinhos. Se for assar no forno ou fazer inteiro de panela, sugiro lagarto, maminha, fraldinha, picanha e se for fazer ensopado, músculo, costela, coxão mole ou duro. O pedido para cortar e deixar limpa continua, se o moço fizer isso é um grande adianto na vida;)
Vamos precisar de: Alho e cebola (a gosto), sal, amaciante de carne (sempre bom ter em casa, tempera e amacia, não vivo sem e acaba o risco da carne ir para mesa dura, uso em carne e frango), azeite e a carne cortada em tirinhas.
A cebola eu cortei ao meio e depois em tiras como na foto mas pode ser em rodelas, picadas ou como preferir, a carne eu cortei em tiras não muito finas e o alho fatiei beeeem fininho mas pode ser triturado ou picado também.

Depois do alho fatiado, cebola e carne cortada, vamos colocar amaciante na carne, tirei uma foto para dar noção de quantidade do produto, depois disso, só misturar e deixar descansar uns 10min ( na embalagem explica direitinho como usar). Enquanto a carne está lá descansando, vamos refogar o alho, azeite e alho na panela até dourar.


Alho douradinho, acrescenta a carne e vai mexendo, vai juntar um caldo, normal, líquido que solta da carne, acrescenta as cebolas. Vai mexendo para um lado e para o outro até secar um pouco esse líquido e as cebolas ficarem cozidas. Essa é a hora de por o sal, coloca um pouquinho e prova, ver se precisa de mais.... Não vai colocar um colherão de sal e estragar tudo;) Sempre colocando um pouco de sal ou qualquer tempero e ir provando até chegar no gosto que você prefere é a melhor dica!


Como toda receita eu falo das variações... vamos a elas. Gentemmmm essa carninha pode virar carne chinesa, só acrescentar shoyo e água (mesma medida dos dois, tipo se for 1 xic de shoyo coloca 1 xic. de água porque o shoyo é muito forte), pega uma colherinha de trigo, dissolve na água ou shoyo e coloca junto para engrossar o caldo. Além da cebola pode acrescentar outras verduras como cenoura e pimentão.
Se quiser também pode diminuir a quantidade de sal, acrescentar um caldo de carne (aqueles tabletes famosos, quando eu tiver patrocínio eu falo a marca kkk) e um pouco de água, deixa ferver e engrossa com trigo como expliquei acima e vira uma carninha com molho.
Quando juntar aquele caldo, acrescentar um potinho de cream cheese light também fica uma déli.
Bem taí uma receita de carninha acebolada que pode virar chinesa, de molho e até cremosa.
Espero que gostem e que tentem fazer.
Ah! o endereço do ai que déli está mais fácil agora para você divulgar com sua txurma. Agora é www.aiquedeli.com
Beijos e até amanhã

Um comentário: