27 setembro 2013

Torta gelada de limão

Chegando o fim de semana e nada melhor do que uma sobremesa geladinha para deixar pronta e oferecer a família, visitas e para nós mesmos naquela hora que da uma vontade de um docinho. Para quem se preocupa em não jacar pode substituir os ingredientes por lights e diets para diminuir a culpa.
A receita de hoje é clássica, torta de limão, quem não gosta? Não conheço ninguém!!
Essa daí deu briga rsrsrs, separei um pedaço para sogra, para cunhada e para mainha e mesmo assim levei bronca “só isso??? Que pedaço pequeno!! Não deu para matar a vontade kkkk” já sei que na próxima já faço duas ou uma forma dobrada. Realmente ficou muito boa e foi a primeira vez que eu fiz com esse merengue encima. Ainda tenho que aperfeiçoar o visual e já sei algumas coisas para melhorar mas podem fazer que vale a pena e esses aperfeiçoamentos eu dou de dica no final da receita.
É um pouquinho trabalhosa porque são 3 etapas mas não é difícil não ta?!
A primeira etapa é a massa, 150g de margarina, 2 xícaras de chá de farinha de trigo,1 gema, 1 pitada de sal e 1 colher de sopa de açúcar. Mistura tudo com as mãos até virar uma massa homogênea. Numa forma que sai o fundo ou um pirex de sua preferência (se não quiser desenformar), abra a massa por toda superfície e laterais, fure com garfo e leve ao forno pré aquecido até começar a dourar, retire e reserve.
 

Enquanto está no forno vamos adiantar o recheio, 1 lata de leite condensado, suco de limão a gosto, eu gosto bem azedinha. Mistura bem o leite condensado com suco de limão. Esse recheio vai encima da massa que já foi no forno e deixamos reservada.
 



Para finalizar, o merengue, 3 claras, 6 colheres de sopa de açúcar, suco de 1/2 limão, raspas de limão. Bate na batedeira as claras até ficar em neve, vai colocando as colheres, uma a uma, junto com limão e raspas. Arruma esse creme branco por cima do creme de leite condensando e leva de novo no forno para esse merengue dourar. Fica ligado que doura rápido. Para dar essa aparência de picos eu peguei a parte de trás da colher e tocava no merengue e puxava para cima.
 



Tudo pronto, leva a geladeira antes de desenformar para diminuir o risco de se quebrar. 2horinhas já pode desenformar e comer, quanto mais gelada mais saborosa fica, também coloquei raspas de limão por cima. Pode fazer em forminhas individuais também.

 

 

Uma ótima variação é trocar os limões normais por siciliano ou maracujá, fica chique kkkk







* O aperfeicoamento que eu falei seria acrescentar castanha do para picadinha na massa, aumentar a quantidade de merengue para ficar uma camada mais grossa e colocar com saco de confeitar em forma de pitangas (bico de confeiteiro) e também colocar raspas de limão no leite condensado.
Beijos e bom fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário