14 setembro 2013

Festival de crepe (salgados e doces)

Festival de crepe um dia atrasado, sorry meus amores.

Esse post é ótimo para montar uma noite com os amigos, um jantar a dois, um sábado ou domingo especial. Pode deixar os discos de crepe ou panqueca prontos e só rechear na hora, pode também colocar todos os recheios na mesa para que cada pessoa escolha sua combinação e depois de montado esquenta rapidinho no microondas, a massa pode ficar pronta na geladeira e fazer no outro dia, como também deixar na geladeira os discos já prontos e fazer quando quiser durante a semana. Super combina com vinho, espumante ou uma cervejinha gelada. Pode ser feito como refeição em tamanhos maiores ou pequenininhos como fiz e ficar petiscando. Enfim, aproveitem e criem o momento especial de vocês.

A massa é super fácil, basta colocar tudo no liquidificador, bater bem e deu. Coloca os líquidos primeiro sempre para facilitar na hora de bater, 2 xícaras de leite, 2 de trigo, 2 colheres de margarina, 6 ovos, 1 tablete de caldo de legumes, sal e pimenta do reino a gosto, nós moscada (opcional). Essa quantidade de massa deu 20 discos pequenos. Se quiser menos reduz na metade e se for mais aumenta, sempre proporcional.



Massa batida, vamos fazer os discos. Segredinho, unta a frigideira ou panquequeira com margarina, azeite ou óleo e deixa esquentar bem, isso vai facilitar na hora de por a massa já virar um disco e não grudar no fundo. A minha medida é sempre uma concha, colocar pouca massa também é uma boa dica, quanto mais fininha a massa melhor. Então, untou a frigideira, esperou esquentar bem, colocou um pouco numa concha, despeja a massa no centro da frigideira e mexe a frigideira até que a massa ocupe toda base da frigideira como mostra na foto.




Deixa tostar de um lado, com uma espatula, vai soltando as laterais para facilitar a virada. Começou a dourar de um lado com a ajuda da espatula, vai colocando ela por baixo levemente até chegar no centro e vira. Pode ser que as primeiras dêem errado, se dobrem, não desistam, é só questão de prática.



Tostou dos dois lados, está pronto. Faz todos os discos  e acomoda num prato. É bom colocar um guardanapo, papel toalha ou saco de congelar entre os discos para não passar umidade do calor de um para outro e a massa ficar mole. Discos prontos vamos as recheios. Hummm melhor parte, fiquem a vontade para brincar com os recheios e combinações.


Ai vai algumas sugestões do meu festival de crepe, camarão na manteiga, palmito picadinho, champignon fatiado, creme de ricota com peito de peru, manjericão e castanha (tudo misturado), tomate seco, azeitonas, gorgonzola, molho branco e vermelho, requeijão temperado, mussarela para os salgados.

Abaixo segue algumas fotos dos recheios e forma de fechar. Sempre coloca o recheio em um lado ou 1/4 do lado para poder dobrar melhor. Agora é se deliciar, servir com azeite e pimenta do reino é mais uma dica bacana.


Para os doces, usei nutela, doce de leite, sorvete, castanha e geleia de framboesa.






Agora é só agendar o dia do festival do crepe na sua casa e arrasar. Essa massa também pode ser usada para fazer panquecas, aquelas enroladas, com carne moída fica ótimo e super prático. Frango desfiado com requeijão também.

Aproveitem e não deixem de nos seguir no face e insta @aiquedeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário