30 setembro 2013

Legumes gratinados (light)

Oiiii,
 
Bom começo de semana a todos!!!!
Hoje eu vou dar uma receita com cara de gorda mas é uma versão mais leve, lembrando que quem não está muito preocupado com dieta pode usar todos os ingredientes normais e até incrementar com bacon frito picadinho, peito de peru, frango desfiado ou linguiça também picadinha.;)
 
É um ótimo acompanhamento para um churrasco, carne assada, peito de frango, peixe, na verdade combina com tudo.
 
Os ingredientes também são de sua escolha, nessa eu coloquei brócolis, cenoura, batata, couve flor, mas pode por outros legumes cozidos como milho, beterraba, batata doce, ervilha, espinafre, couve folha em tirinhas (crua) ou também pode fazer com um legume só. Só com batatas fica maravilhoso!!!!
Todos cozidos na água e sal por pouco tempo para deixa-los ao dente, eu cozinho separadamente pois cada um tem seu tempo especifico, porém uso a mesma água para todos, dessa forma tenho uma água super nutritiva com resíduos de todos os legumes. A dica é usar essa água para o cozimento de um arroz, macarrão e aproveitar todos esses nutrientes.
 
Depois de todos os legumes cozidos, passa eles no azeite com alho triturado para dar mais sabor (opcional), nesse das fotos eu só lembrei no final;/
 
Para o creme vamos misturar, creme de leite light, cream cheese light ou requeijão light. A quantidade é o suficiente para cobrir as camadas de legumes e finalizar com esse creme também. Também vamos precisar de queijo parmesão ralado que já tem opção light ou pode ser um queijo mais magro de sua preferência.
 
Agora é só montar.
 
Num refratário que vá ao forno coloque uma camada do creme
 
 
 
 Uma de legumes
 
 
 
 Repete o creme
 
 
 Coloca queijo ralado, legumes, creme e queijo
 
 
 
 Até acabar os legumes, vai fazendo camadas e finaliza com creme e queijo ralado. Cobre com papel alumínio e leva ao forno por 20 minutos depois tira o papel e deixa dourar. Como os legumes já estão todos cozidos o tempo de cozimento eu defino quando o creme deu uma encorpada e a parte de cima está dourada. Quanto mais creme para finalizar melhor, o ideal que os legumes fiquem cobertos por ele.
 
 
Pronto, da uma passeada pelo blog que tem ótimas opções para acompanhar esse gratinado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário