12 setembro 2013

Tiras de filé ao molho de gorgonzola (com receita de molho branco e gorgonzola)

Oiiiiii, hoje fiz uma enquete no insta e face sobre o que postar e foi unanime o filé ao molho de gorgonzola.
 
O legal dessa receita é que você vai aprender a fazer molho branco que serve de base para vários molhos e pratos, molho de gorgonzola, filé ao molho de gorgonzola, receita mil em um hehehehe. A carne pode ser substituída por frango, legumes, linguiça.... usem a criatividade.
 
Não reparem os panelões pois essas fotos eu fiz no almoço de dia dos pais. Rendeu comida para 20 pessoas;) Vou tentar mensurar para 4 pessoas.
 
Vamos precisar de tiras de filé, 2 alhos espremidos e 1 cebola bem picadinha, azeite a gosto, para o molho: 2 colheres bem cheias de farinha de trigo e 2de margarina (mesma quantidade, se usarem 3 colheres de margarina, usem 3 de trigo), leite até da o ponto de sua preferência do molho, sal, azeite, 1 creme de leite, 150g de gorgonzola e nós moscada (opcional)
 
A carne não tem segredo, tempero como você quiser, eu coloquei apenas sal, doure o alho e a cebola no azeite e passe a carne até ficar cozida e frita.
 
Para o molho, primeiro refoga alho e cebola na margarina e quando estiver bem douradinho você acrescenta a farinha de trigo. Vai virar uma massinha dourada, mexa essa massinha para ela assar bem como na foto
 
 
 
Depois disso, desligue o fogo e vá acrescentando o leite aos poucos mexendo bem, (essa história de desligar o fogo, acrescentar o leite aos poucos e com batedor de ovo diminui muito a possibilidade de empelotar), depois de bem dissolvido o leite nessa massinha, pode voltar ao fogo.
 
 
Vai estar com a aparência bem líquida mas não se preocupe pois quando voltar a cozinhar ele vai engrossando aos poucos, mexa sempre para não empelotar, se começar a ferver e estiver muito ralo acrescente um pouco mais de trigo dissolvido em leite, nunca coloque direto pois vai empelotar. Se ficar muito grosso no processo de fervura, acrescente mais leite, lembrando de mexer sempre
 
Se mesmo com essas dicas empelotar não se desespere, basta passar numa peneira desmanchando os caroços ou bater no liquidificador e voltar a ferver;) Nesse momento acrescente o sal e a nos moscada. No caso do molho de gorgonzola, acrescente o gorgonzola e vai mexendo e cozinhando até que ele dissolva por completo.
 
 
 
Carne e molho pronto basta mistura-los
 
 
 
Pode servir por cima de uma massa, com um risoto, arroz de sua preferência ou até com torradas para petisco, depois de pronto arrume num pirex que vá ao forno cubra com queijo e leve para granitar;)
 
Espero que gostem e variem a receita, o gorgonzola pode ser substituído pelo queijo de sua preferência como também por 4 tipos de queijos diferentes para virar um delicioso molho ao 4 queijos. Também pode servir como cobertura para vários gratinados ou incrementar uma lasanha, panqueca, frango, peixe ou legumes.


 
Da uma fussada no blog q tem receita de risoto e arroz para acompanhar, umas batatinhas assadas também super combinam.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário