18 setembro 2013

Torta de arroz integral com recheio de atum, legumes e ricota (MASSA SEM LACTOSE)

Oi meus amores,

Essa torta na versão original é para ser feita com sobra de arroz cozido (arroz branco) e o recheio cheio de requeijão, queijos e blablabla, fiz alguns testes para deixa-la mais leve e deu super certo e continuou uma déli, só que mais magrinha ;)
Mais uma receita saudável para vocês, bem nutritiva e versátil pois pode variar o recheio de acordo com sua vontade ou o que tiver na geladeira, pode ser um prato único, acompanhamento ou um delicioso lanche da tarde, pode guardar na geladeira e comer depois, como pode fazer algumas pequenas com recheios diferentes e deixar assada na geladeira para comer no jantar ou levar de almoço. Com salada cura fica delicioso.

Vamos lá, precisaremos de: 3 ovos inteiros, 1 xícara de trigo, 2 de leite (coloco sem lactose mas pode ser o de sua preferência), 3 de arroz cozido (pode ser qualquer sobra de arroz, eu faço com integral para deixa-la mais leve), 1/2 xícara de queijo ralado (opcional), 1 de óleo (eu faço com azeite), 1 colher de fermento em pó, 1 tablete de caldo de legumes, sal a gosto.
Para o recheio quanto mais coisas saudáveis e coloridas melhor, mas não impede de ser algo mais gordinho. A quantidade também quem diz é você.
Nessa eu coloquei, 1/2 cenoura cozida que já estava na geladeira, depois acrescentei mais uma ralada crua, 3 latas de atum light escorrido, 3 colheres de creme de ricota e 150g de ricota em cubos (para quem quer a receita 0 lactose tira ou substitui por tofu), 1 lata de milho, 3 colheres de tomate seco picadinho, 3 colheres de azeitonas picadas, sal, pimenta do reino, orégano e manjericão. Lá em baixo vou dar mais opções de recheios para variar.


A massa, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater, coloquem sempre os líquidos no fundo para ajudar a bater.





O recheio é só misturar tudo com uma colher. Gente, detalhe que esse recheio como está na foto é uma ótima opção de salada leve para comer com um mix de folhas ou servir como recheio de um sanduíche natural, sanduíche de metro, recheio de empada, pão recheado ou rechear um omelete.



Com a massa batida e o recheio pronto agora é só montar o pirex. Primeiro unta a forma com margarina ou azeite e trigo para não grudar tudo. Ai coloca metade da massa no fundo, recheio no meio e cobre com o resto da massa. Prestem atenção para que o recheio ocupe toda extremidade do pirex, ninguém vai querer pegar um pedaçinho sem recheio né? rsrsrs
Leva ao forno até crescer, ficar douradinha, para saber se está bem assada, basta usar uma faca, enfia ela no centro e se sair limpinha está ok.
Eu fiz nas forminhas menores também para vocês poderem ver uma opção individual, sempre faço assim porque levo para minha mãe provar;)




Tirei uma foto dela assada e fatiada para vocês verem a aparência dela pronta. Olha que delí.






Outras opções de recheios déli: Carne moída com cream cheese
Frango, milho e requeijão
Frango com ricota e tomate seco
Calabresa com tomate e cebola
Salsicha picadinha no molho de tomate
Queijo, presunto e ovo cozido
Carne moída com ovo
Peito de peru com queijo branco
Seleta de legumes e por ai vai;)

Coloquei um ícone para você poder nos seguir, dessa forma ficará sabendo das novas postagens. Segue também no insta e face @aiquedeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário