04 setembro 2013

Torta light de abobrinha (sem glúten e lactose)

Oiiiii, quarta é o último dia DA SEMANA de receitinhas lights por aqui, a partir de amanhã começa as gordices heheheh
 
A receita de hoje é especial para quem tem intolerância a glúten e lactose. Aos que não tem problema com isso vou dar uma variação déli para vocês lá no final.
 
Vamos precisar de 3 abobrinhas raladas, 1 cebola, 3 ovos, 200g de tofu (tofu é queijo de soja, para os intolerantes a lactose), pode ser com ricota também, 1 colher de sopa amido de milho (maisena;P), 1 colher de  sopa cheiro verde picadinho, sal, pimenta do reino e gergelim ou semente de chia a gosto.
 
Se quiser deixa-la mais nutritiva, acrescente outros legumes, tipo,  cenoura, brócolis, couve flor ou folha, milho, ervilha… o que você preferir. Quem tem intolerância ao milho, pode usar a farinha de arroz no lugar da maisena.

E se quiser deixa-la mais gordinha e saborosa uns pedaçinhos de bacon torradinhos vai ficar uma déli rsrsrrsr
 
Rale a abobrinha crua e a cebola, reserve. Num outro pote amasse o tofu ou ricota com um garfo, misture os ovos e o amido até formar uma massa.  Acrescente os temperos e, por último, a abobrinha. Deve formar uma massa consistente. Unte uma assadeira com azeite e despeje massa, salpique gergelim por cima. Deixe assar em forno pré-aquecido, em fogo brando por 20 a 25 minutos
 
 
IMG_2294[1].
 
Pode fazer numa forma de alumínio e desenformar na hora de servir, como essa de baixo, o douradinho da parte de cima é só pincelar gema e se quiser salpicar queijo ralado
 
 
 
Essa torta é uma ótima opção para um prato único ou pode ser servida com arroz integral e salada crua. O recheio também fica por conta de vocês, usem a criatividade para incrementa-la.
 
Pra quem não tem problema com glúten ou lactose a dica é fazer uma massinha e deixar tudo que falamos acima como um recheio dessa torta. A massa é super simples e faz no liquidificador.
10 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 ovos, 3/4 xícara de leite, 1 pote de iogurte natural (pode ser desnatado), 1 colher de sopa rasa de fermento em pó químico, sal e orégano a gosto. Bate tudo no liquidificador (menos a farinha e o fermento), depois de batido mistura com a farinha e o fermento.
 
Unta uma forma com margarina e trigo, põe metade da massa, despeja o recheio, cobre com restante da massa e forno. Vai demorar um pouco mais já que tem essa massa por fora, 1h mais ou menos.
 
Espero que gostem;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário