22 outubro 2013

Sunomono

Olá meus amores,
 
Desculpa não postei ontem porque foi feriado e pra mim foi domingo hehhehe
 
Hoje separei uma receita bem legal, sunomono, pode ser um jantar levinho, pode deixar pronto na geladeira o pepino já temperado e só acrescentar o peixe na hora de comer ou pode usa-lo para uma salada normal ou cortar fininho outros legumes como cenoura e comer tudo bem azedinho, não necessariamente fazer apenas sunomono.

Receita do meu irmão Otávio que também adora cozinhar;)
 
Vamos precisar de:  2 ou 3 pepinos tipo japonês (são uns mais cumpridos e finos), 300 ml de vinagre de arroz , 250 g de açúcar,2 colheres de sal,gergelim a gosto (eu não tinha em casa por isso não coloquei). Cubos de kani, salmão, atum, polvo... o que preferir.
 
Lave bem os pepinos, corte em fatias bem finas, com uma faca afiada, ou com um fatiador de legumes, descarte as pontas, para desidratar o pepino, coloque em uma peneira, as fatias com sal, por 30 minutos, esse sal vai amolecer as fatias de pepino. Para isso as fatias precisam ser beeem fininhas. Quando estiverem molinhas lave em água corrente para tirar todo excesso de sal.
Misture o  açucar e o vinagre até dissolver todo o açúcar e misture ao pepino até cobri-los, leve a geladeira para marinar.
 
 
 
 Na hora de servir acrescente os cubos de peixe que voce preferir, pouvilhe com gergelim, tempere com shoyo e pode se deliciar;)
 
 
 
Esse da foto eu coloquei o pepino num potinho e apertei bem, depois virei o potinho no prato para ficar com esse formato de montinho, arrumei o salmão e kani por cima.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário