29 novembro 2013

Chapéu Chinês (yakisoba incrementado)

Sexta feira é dia de programar uma comidinha especial para o fim de semana e esse prato é perfeito para fazer no fim de semana e convidar a família ou amigos para saborear.
 
O chapéu Chinês é tipo yakisoba, vai legumes, frango, carne e camarão, shoyo.... só que com macarrão bifun (macarrão de arroz)  e por cima vai uma panqueca de ovos mexidos. Esse ovo cobrindo tudo deve simbolizar um chapéu, por isso esse nome talvez hehehehe
 
Vamos precisar de mais ou menos uns 6 buques de couve flor, brócolis (pré cozido mais para durinho), um pouco de repolho, 1 cenoura e 1 cebola (cortados em tiras), para essa quantidade usei 4 ovos, óleo de gergelim, 1 xícara de shoyo, 2 xícaras de  água, sal e 1 colher de sopa de trigo, um pouco de frango e carne em tiras e alguns camarões. Na foto não está a carne nem camarão mas eu coloquei, vocês vão ver mais para frente;)
O óleo de gergelim você vai usar como um azeite para refogar tudo. Faz toda diferença, é o segredinho para dar gosto de comida chinesa.
 
 
 
Com todos os ingredientes separados, vamos preparar o bifun, como ele é de arroz e a massa bem fininha, o cozimento é super rápido, basta mergulha-lo por 2,3 minutos na água fervendo com sal, mexe bem para ele soltar e já escorre. Reserve.
 
Numa panela grande coloque um pouco do óleo de gergelim e refogue a cebola, depois a cenoura e repolho para pegar um gostinho e reserve.
 
 
Faça o mesmo com o brócolis e couve flor, depois com a carne, depois com o frango e o camarão e também reserve. Sempre colocando um pouco de óleo de gergelim e não misturar tudo porque cada um tem um tempo de cozimento.
 
Com tudo passado no oléo de gergelim e já cozido, volta tudo para a panela e mistura. Se parar ai voce tem um prato pronto.
 
 
Agora acrescenta o shoyo e a água, deixa ferver um pouco, prova para ver se está bom de sal, se ficar pouco molho pode colocar mais shoyo e mais água sempre na proporção de 1 de shoyo para 2 de água para não ficar um molho muito forte.
Dissolve o trigo em um pouquinho de água e coloca na panela para engrossar um pouco esse molho de shoyo.
 
 
 
depois disso basta acrescenta o bifun e o prato já está quase pronto.
 
 
 
Agora é só mexer os ovos com garfo para misturar a clara da gema, por um pouco de sal e numa frigideira untada com margarina, despejar para fazer uma panqueca de ovo, dourando de um lado, vira para dourar do outro e coloca por cima do macarrão.
Como minha panela era muito grande fiz duas para tentar cobrir tudo;)
 
 
 
 
Lembrando que é um prato que tem que servir na hora que ficar pronto porque se não seca e fica tudo grudado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário