28 novembro 2013

Creme de milho (tradicional, sem lactose, trigo e creme de leite, light e gordinho)

Oiiiiiii,

Fiz uma enquete no insta para saber o que os seguidores gostariam de ver por aqui e creme de milho foi uma das receitas pedidas. Como pra mim é uma receita super simples, comecei por ela porque estou na correria, aproveitei para dar 4 opções de preparo.

Uma básica, uma versão sem lactose para os intolerantes como eu, uma light para quem quer comer creme de milho sem sair da dieta e óbvio que com minha cabeça de ex gordinha, uma versão gordinha, delícia incrementada com queijo.:)

O creme de milho é uma ótima opção de acompanhamento, perfeito para um  franguinho ou para cobrir o frango, peixe, legumes e levar para gratinar.

Vamos lá, para o creme de milho tradicional: 1 xíc e meia de leite, 1 lata de milho verde em conserva (sem a água), 1 colher de manteiga ou margarina,  meia cebola ralada, 2 colheres de farinha de trigo, 1 tablete de caldo de galinha ou legumes (opcional), 1 lata de creme de leite.

Bate no liquidificador o leite com metade do milho e reserve (a outra metade vai inteiro), numa panela aquece a manteiga, refoga a cebola, coloca o trigo e mexe rápido, vai virar uma massinha, deixa dourar (essa é a base para fazer molho branco), mistura o leite que foi batido com o milho e no fogo baixo, mexe para unir a massinha da manteiga com trigo e cebola com esse leite batido, acrescenta o tablete do caldo de galinha ou legumes, o resto dos milhos inteiros e cozinha por uns 10 minutos, mexendo e vez em quando, por último acrescenta o creme de leite, vê se precisa de sal e está pronto.

Para a versão sem lactose, 1 lata de milho, a mesma medida da lata de leite sem lactose, meia cebola ralada, 1 colher de sobremesa de azeite,1 colher de sobremesa de amido de milho, noz moscada a gosto, sal e pimenta-do-reino a gosto

O preparo é basicamente o  mesmo do que descrevi encima, mudando o leite, margarina por azeite e trigo por maisena, resumindo.... Bate o leite com metade do milho no liquidificador, na panela coloca o azeite, cebola, esse leite batido, o resto do milho mistura, ferve e põe os temperinhos.

Para o creme de milho light, esse de cima também é light ta gente?! a única mudança na receita acima é que o leite é trocado por leite desnatado.

Para a versão gordinha , A base da primeira receita, porém antes do creme de leite vamos acrescentar requeijão a gosto, parmesão e cubinhos de queijos variados, depois de todos dissolvidos que colocamos o creme de leite.


Para quem não sabe fazer um franguinho aqui segue alguns links de receitas que estão aqui no blog e super combinam com creme de milho.
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário