20 novembro 2013

Festival de Arroz

Oi pessoal,
 
Muita gente me diz que não sabe fazer um arrozinho gostoso, então resolvi fazer um festival de arroz com dicas e truques para deixa-lo soltinho e super saboroso.
Inspiração da minha mãe que faz o melhor arroz do mundooooo, quem provou sabe que eu não to exagerando;)
 
Vou ensinar a fazer o arroz básico refogado e depois falo um pouquinho sobre algumas variações.
 
Vamos lá, para o básico precisaremos de 1 xícara de arroz, 2, 3 colheres de óleo ou azeite, 2 e meia de água, sal a gosto, 2 dentes de alho triturado, meia cebola picadinha.
 
Primeiro lava o arroz para tirar o excesso de amido num escorredor, a água vai sair branquinha, lava bem até a água ficar mais clarinha.
 
 
 
Numa panela coloca o óleo, alho, cebola e deixa refogar bem até ficar douradinho. Acrescenta o arroz e da mais uma refogadinha, mexendo sempre para o arroz fritar um pouco,
 
 
ai acrescenta a água e o sal, mistura bem, abaixa o fogo, tampa a panela e deixa cozinhando até secar a água.
 
 
No finalzinho do cozimento, afaste com uma colher o arroz do fundo para ver se realmente está sequinho. Segredinho de mãe, solte o arroz com garfo e coloque um pano de prato limpo entre a panela e a tampa e tampe a panela até a hora de servir, assim vai mante-lo quente e a umidade ficará no pano.
 
esqueci de tirar foto dele pronto kkkkk ai vou colocar foto do pronto com milho tá?! nesse caso  na hora do refogado de alho e cebola você acrescenta milho. Ou após o cozimento adiciona.
 
 
 
1 xícara de arroz come 3 pessoas e sempre que aumentar a quantidade de arroz aumente duas vezes e meia a quantidade de água.
 
Para o Arroz integral, o processo pode ser mais simples, água e sal para ferver, depois coloca o arroz e deixa cozinhar ou faz o mesmo refogadinho que fica mais gostoso. Porém o integral demora mais para cozinhar e precisa mais de água. Eu coloco para 1 xícara de arroz, 3 de água e ainda fico de olho se no final do cozimento estiver secando e ainda durinho coloco mais um pouco de água morna.
 
 
 
O arroz integral com cenourinha fica uma deli, pode colocar para cozinhar junto se for em cubinhos ou pode deixar para por mais no final para não cozinhar demais.
 
 
Mais uma opção legal é o arroz a grega que eu não tinha foto aqui ai peguei na net, mas também é super fácil, basta na hora do refogado você acrescentar um pouco de cenouras picadas, vagem picadas, uvas passas e ervilhas, também pode por presunto em cubinhos.
 
 
Bem, seguindo o processo lá de cima do refogado de alho e cebola, você pode usar sua imaginação e incrementar o seu arroz do dia a dia com brócolis, só passas, amêndoas, couve flor, couve em tirinhas e por ai vai.
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário