18 novembro 2013

Sopa de Abóbora com gengibre Detox

Segunda pós feriado e aquela culpa da segunda redobrada depois de tanta comilança e beberragem;)
E como eu sou muito legal com vocês trouxe uma sopinha detox para colocar todo o lixo do feriado para fora. Aproveita e passa no nosso insta @aiquedeli e pega umas receitinhas de sucos detox para o café da manhã.
 
No final da receita vou colocar uma opção de servi-la dentro de mini abóboras ou numa abóbora maior para deixar mais legal na mesa, quem não quiser ter trabalho serve no prato mesmo ou numas cumbuquinhas;)
 
Vamos lá, aproximadamente 4 xícaras de abóbora picada, 1 pedaço de gengibre fresco (o tamanho vai depender do seu gosto, mas não coloca muito que é forte, uns 3cm), 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassado, azeite a gosto, 1 caldo de legumes (opcional, opte sempre pelos lights ou sem gordura), sal a gosto, 1l de água para cozinhar a abóbora, pimenta do reino a gosto, temperinhos verdes.
 
Numa panela refoga  alho, cebola no azeite, depois acrescenta a abobora picada, gengibre, os temperos e da mais uma refogada e depois acrescenta a água e deixa cozinhar até que a abobora desmanche. Depois disso é só bater no liquidificador ou mixer para virar um creme (cuidado que vai está bem quente) e voltar para panela para ferver mais um pouco. Nesse momento você pode adicionar couve folha em tirinhas, frango desfiado, creme de ricota, cubos de queijo branco....
 
 
 
Para servi-la dentro da abobora ou mini aboboras você vai precisar prepara-las para que também façam parte da refeição.
A primeira coisa a fazer é lava-las com uma bucha para que fiquem bem limpinhas. Enrole com papel alumínio, coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 45min (isso depende do seu forno, deixe até ficar macia, testa enfiando um garfo ou faca).
Ficou macia, espera esfriar, retire o papel alumínio e com uma colher retire as sementes e um pouco da polpa com cuidado para deixar o fundo mais espesso do que as bordas porque o creme será servido ai dentro (essa polpa já cozida que retirou, você pode reservar e fazer um purê de abobora, basta amassar bem, refogar alho e cebola, misturar tudo com requeijão light).

Essas aboboras cozidas dessa forma são ótimas para rechear com creme de queijo, camarões, frango, charque....
 
Essas fotos peguei na net para facilitar a vida de vocês.´Pode ser feito o mesmo processo com uma abobora grandona, só vai demorar mais para ficar macia.
 
 
 
 
Agora é só por o creme dentro e servir.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário