19 dezembro 2013

Bacalhau à Gomes de Sá

Esse bacalhau não falta nunca na ceia da minha casa e tinha que trazer a receita para voces, pra mim quando se fala em bacalhau já me lembro dessa receita. Gente a receita é e mainha, mega aprovada;)
 
600g de bacalhau desfiado em lascas grandes dessalgado (calma que ensino como dessalgar), 500g de batatas cozidas em rodelas, bastante azeite extra-virgem, 2 dentes de alho, 2 cebolas, ovos cozidos, azeitonas pretas e verdes, salsa, sal e pimenta do reino a gosto.
 
PARA DESSALGAR O BACALHAU:
Antes de colocar o bacalhau de molho, passe pela água fria corrente para retirar a crosta de sal que envolve o peixe. Isso irá acelerar o processo. Corte em pedaços e coloque de molho em água gelada na geladeira, troque a água com frequencia, mais ou menos de 4 em 4hs, comece deixando de um dia para o outro e prove, se ainda estiver salgado deixe mais meio ida e por ai vai.
Outra opção mais simples e rápida é passar o bacalhau na água corrente e depois leve duas panelas no fogo com bastante água fervendo, eixe 15 minutos em uma e 15 em outra e vai provando para ver se está ao seu gosto. Caso seja necessário deixa um pouco mais em mais uma água limpa.
 
Preparo: Corte as cebolas e alho em rodelas e doure com um pouco de azeite, passe o bacalhau nesse refogado, tempere com sal e pimenta do reino, arrume em um tabuleiro esse bacalhau intercalando com as rodelas dde batata, azeitonas e salsa, por último coloque os ovos cozidos, regue com bastante azeite e leve ao forno por 10,15minutos. Se quiser pode acrescentar pimentões coloridos em rodelas.
                    

 
         
 
                    
 
         
 
         
 
 
                   
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário