03 dezembro 2013

Granola (sem glúten e sem lactose)

Oiiiiii,
 
Essa receita era para ser ontem mas foi niver do meu irmão mais novo e fiquei na cozinha das 15h atéééééé..... Fiz um filé ao molho de gorgonzola super Déli com spaghetti, depois põe na busca que tem a receita aqui;)
 
Mas como é começo de semana e as receitinhas por aqui são leves, pelo menos no começo da semana rsrs hoje eu trouxe uma receita de granola. A granola é um mix de cereais, sementes, grãos, frutas secas, castanhas, mel... Muito bom para o consumo de fibras, nutrientes, vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, ajuda a regular o intestino, diminui a gordura no sangue, ajuda a se sentir saciado, tem ferro, ácido fólico, zinco, niacina e pode misturar com frutas, iogurtes, vitaminas e até fazer bolos.
 
Vamos lá,  2 xícaras flocos de arroz, 1/2 xícara uva passas, 1/2 xícara maçã desidratada, pode acrescentar outras frutas como kiwi, morango, abacaxi desidratados, 1/2 xícara de mel ou 1/2 xícara de açúcar mascavo em 1/2 xícara de água quente, 1/2 xícara gergelim, 1/2 xícara coco ralado sem açúcar, 1/2 xícara nozes, amêndoas, pistache, castanha do pará, amendoim picado ou inteiro ( o que preferir ou um pouco de todas), 1/2 xícara linhaça.
 
Pode acrescentar algum grão. cereal, semente, castanha, fruta desidratada de sua preferência como pode tirar algum ingrediente que você não goste.
 
O preparo é muito simples, basta misturar todos os ingredientes (a linhaça só coloca depois do forno), acrescentar o mel ou água com açúcar mascavo, colocar em um tabuleiro e deixar 10 minutos no forno pré aquecido a 180°. Espere esfriar e guarde em sacos ou potes bem fechados para mante-la crocante.
 
Essa receita da mais ou menos 1kg e meio de granola. Se quiser fazer menos basta fracionar os ingredientes.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário