04 dezembro 2013

Nhoque de batata doce

Olá, essa receita é para atender pedidos do instagram @aiquedeli.
 
Nhoque de batata doce, essa receita tem algumas variações, pode ser feito só com as claras, substituir o trigo normal por integral e pode rechear com o que você quiser.
 
Vamos precisar de, 2 batatas doce medias, cozidas e passadas no espremedor como batata normal, mais ou menos 8 colheres de sopa de farinha de trigo pode ser integral para ficar menos gordo rsrsrs,1 ovo inteiro ou 2 claras, meia cebola ralada (opcional), meia colher de sopa de manteiga, sal e pimenta do reino a gosto. Se quiser rechear, sugiro queijo branco já que a receita é leve mas pode ser o recheio que preferir.
 
Cozinhe as batatas com casca em água e sal, sem deixar amolecer muito, escorra e passe ainda quentes pelo espremedor de batatas. A quantidade de trigo é até que não fique uma massa grudenta e que de para enrolar. Misture os outros ingredientes e deixe na geladeira por 30 minutos, veja se está bom de sal. Faça bolinhas pequenas, se quiser recheie cada uma com um cubinho de queijo por exemplo fechando bem a bolinha. Polvilhe  com farinha de trigo e coloque-as em uma panela com água salgada fervendo. Quando subirem à superfície recolha-as com uma espumadeira e o segredinho é mergulhar depois da água quente, em uma tigela com água e gelo para mantê-lo mais firme e parar o cozimento. Assim não vai se desmanchar. Reserve.

 
 
Uma opção de molho levinho é manteiga com alecrim fresco, manjericão e sálvia, deixe aquecer bem para aromatizar essa manteiga.  Passe os nhoques na manteiga quente e coloque-os em um prato que irá à mesa. Polvilhe com bastante queijo ralado e sirva imediatamente acompanhando qualquer tipo de carne, peixe ou frango ou faça uns tomates refogados com azeite, alho e cebola e jogue por cima, também fica uma déli. com carne moída;)

 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário