18 dezembro 2013

Rabanadas fritas e assadas

Oiiiii,
 
Mais uma receitinha típica do Natal, rabanadas ou fatias paridas como eu conheço.
Vou dar uma versão tradicional e uma light por não ser feita imersa em óleo e sim assada no forno e sem leite condensado.
 
Para a tradicional vamos precisar de fatias grossas (tipo 2,3 dedos de espessura) de pão amanhecido, leite e leite condensado para molhar os pães (mesma medida), ovos batidos, óleo, açúcar e canela.
 
Receita super simples, basta misturar o leite com leite condensado até ficar uma mistura homogênea, molhar as fatias de pão nesse leite, para que fiquem bem úmidos, depois passa no ovo batido e frita em óleo quente. Depois de fritas, só passar numa mistura de açúcar com canela e estão prontas para servir, quentes , frias ou geladas.
 
Para a versão light, precisaremos das fatias de pão como a citada na receita de cima, de leite desnatado (mesma quantidade de claras), açúcar mascavo ou adoçante para adoçar o leite como preferir, claras (mesma quantidade de leite), coco ralado, cravos e canela a gosto.
 
O preparo é um pouquinho diferente, unte uma fôrma com margarina, acomode as fatias de pão e reserve. No liquidificador, bata as claras com 2/3 do leite, despeje sobre os pães. Polvilhe com o coco ralado por cima e leve ao forno pré aquecido (180ºC) para assar. Pode virar se quiser que doure dos dois lados.
Enquanto isso, leve uma panela ao fogo com o restante do leite, os cravos e deixe ferver, desligue o fogo e misture o adoçante ou açúcar. Assim que a rabanada estiver assada, tire do forno e umedeça-as com a calda do leite. Polvilhe canela e açúcar se quiser e sirva quente ou gelada.

 





 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário