16 dezembro 2013

Salpicão tradicional e light e nutritivo

 
Começou a  sessão Ai que Déli de Natal, salpicão é uma comida que tem que ter na ceia de natal né gente? Eu vou tentar trazer receitas normais e lights para quem quer fazer uma ceia mais leve.
 
O tradicional eu uso tudo a gosto mas vou tentar porcionar, 1 cenoura ralada, 2 maçãs verdes picadas, 1 xícara de uva passa, frango defumado desfiado,1 lata de milho escorrido, 1 cebola ralada, azeitonas picadas sem caroço, batata palha para cobrir, maionese, sal, pimenta do reino e azeite.
 
Basta misturar bem todos os ingredientes e depois temperar com sal, pimenta e azeite e por último acrescentar maionese para dar liga e leve a geladeira. Na hora de servir coloque a batata palha por cima, se colocar antes vai ficar mucha
 
 
 
Para a versão light vamos precisar de 1 tomate sem semente cortado em cubos, 2 cenouras, 1 xíc. de uvas passas, 1 maçã picada em cubinhos, 1 peito de frango desfiado, 100 gramas de ricota light picada, maionese light, 1/2 abobrinha, palmito picado a vontade, sal, cheiro verde, alho e temperos a gosto, meia xíc. de suco de limão.
 Primeiro, tempere bem o peito de frango (alho, cebola, sal, pimenta do reino), refoga no azeite, acrescenta água, cozinhe e desfie. Com a ajuda da batedeira desfia super fácil e reserve.
Rale a abobrinha e passe na água quente para cozinhar levemente e as cenouras apenas rale e reserve.
Em um recipiente, misture a abobrinha, cenouras, tomate, uvas passas, maçã, ricota, frango desfiado, o palmito e os temperos desejados. Por último, acrescente a maionese e o suco de limão e misture bem e leve a geladeira.
Você poderá adicionar outros legumes e vegetais, como brócolis, vagem, repolho, pimentão, ervilha, milho, ao invés de colocar apenas maionese, misturá-la com creme de leite light.
 
 

2 comentários:

  1. Olá, poderia pedir para a Ucha Design responder meu comentário, Agradecida. Yasmim

    ResponderExcluir