27 janeiro 2014

Bolo integral (banana, passas, aveia e cacau) SEM LACTOSE

Oi gente,
 
segunda preguiçosa como sempre e preocupada com a dieta ou ao menos manter uma boa alimentação. Ontem eu fiz esse bolo, estava com essas bananas mega maduras e sai em busca de uma receita de bolo mas que fosse nutritivo, achei váááriasssss e uma delas  me chamou atenção, fiz umas pequenas alterações que falo no decorrer do texto e já tenho umas ideias para os próximos preparos heheheh.
 
Só para vocês saberem: a banana é rica em vitamina C, A e B1,B2, B6 e B12, potássio, ferro, produz serotonina, a canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório, é anticoagulante,  auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue e é termogênico. A uva passa é antioxidante, protege as células, além das fibras encontradas no trigo integral e na aveia. Olha que maravilha esse bolinho tem tudo isso;)
 
Vamos lá, chega de enrolada que o povo no insta desde ontem me pede essa receita;)
 
Vamos precisar de 3 ovos inteiros, meio copo (usei xícara para medir) de óleo de coco (fiz com óleo de canola pq não tinha o de coco), 8 bananas (coloquei 4 na massa, 2 em pedaços na massa e 2 para decorar), 1 copo de farinha de aveia (usei aveia em flocos mesmo), 1 copo de trigo integral, 1 copo e meio de adoçante ou sucralose (usei meia xícara de açúcar mascavo), 1 colher de fermento em pó, uva passas a gosto (coloquei meia xícara) e só. Eu coloquei meia xícara de cacau em pó 1 colher de canela e na próxima vez vou acrescentar umas castanhas que acho que vai ficar muito bom também. Quem já quiser testar com as castanhas depois me avisa;)
 
 
 
O preparo é super simples. Bate no liquidificador os ovos, óleo e as 4 bananas.
 
 
 Despeja num refratário e adiciona os outros ingredientes deixando a banana e passas por último junto com fermento.
 
 
 Agora é só untar uma forma com margarina light (confesso que usei margarina normal rsrsr), trigo integral e arruma umas rodelinhas de banana no fundo, despeja a massa, coloca mais banana por cima (acabaram minhas bananas por isso na foto não tem banana emcima), canela e forno.
 
 
180graus por mais ou menos uns 30min ou até o palito sair limpo.
 
 
 
Desenformei e fiz uma gordice, salpiquei açúcar com canela que não tava na parte saudável e nutritiva mais ficou uma déli hehehehe
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gente, esse bolo ficou muitooooo saboroso e é uma ótima opção para café da manhã ou lanche rápido do dia dia, bem nutritivo. Também pode ser uma opção para matar aquela vontade de doce sem ter que ir numa mega gordice.
 
beijos e até.
 

2 comentários:

  1. adorei a receita só de ler pq fiz um parecido mas sem o cacau. Vou aproveitar essa pq minha neta não pode com lactose. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. adorei a receita só de ler pq fiz um parecido mas sem o cacau. Vou aproveitar essa pq minha neta não pode com lactose. Valeu.

    ResponderExcluir