21 janeiro 2014

Confit de tomates cerejas

Oiiiiii, hoje eu to super feliz, entrei aqui no blog e só hoje tive mais de 1300 acessos.
Muito obrigada a todos que passam por aqui, vcs são meu maior incentivo para continuar postando.
 
Hoje trouxe uma receita super versátil. O confit de tomates é uma forma de cozimento do tomate  para melhor armazena-lo e preservar seus sabores, ele é lentamente assado meio cozido;) no forno com um bom azeite e ervas. Um verdadeiro coringa para se ter em casa pois serve para incrementa um sanduíche, servir com torrada para tomar um vinho, colocar por cima de um peixe, carne ou frango depois de preparado, servir com massa, fazer um patê.... gente depois de pronto com certeza terão várias ideias legais para utiliza-los. Se bem reservados duram bastante tempo.
 
O preparo é super simples e não tem quantidade bem definida, eu fiz de olho porque na verdade o tempero é seu, você pode gostar mais de alho, de orégano, menos de manjericão. O que não pode faltar é azeite.
 
Lave bem os tomates, esses eu ganhei de Rafa, uma amiga que está plantando na casa dele e me presenteou com essa delícia. Podem ser tomates grandes italianos, nesse caso você corta ele em 4 pedaços.
 

 

 
 
Em um refratário que vá ao forno, arrume os tomates e tempere ao seu gosto, eu coloquei uns 10 alhos inteiros (que meu noivo ama come-los cozidos), muitooooooooooooooo manjericão, um pouco de orégano e pimenta do reino, umas 3 folhinhas de louro, sal e azeite até cobrir a metade dos tomates. Nesse refratário para terem uma ideia usei 500ml de azeite. Tem que ser um azeite bom tá gente?! com acidez de 0,5 para baixo. Inclusive esse azeite pode ser usado como tempero já que vai ficar muito saboroso.
 
 
Mistura bem e leva ao forno baixinho 150, 180graus, tenham calma porque o segredo está ai, os tomates não podem fritar no azeite e sim cozinhar e assar. Depois de uns 30 minutos, tira do forno da uma misturadinha e volta mais 30 min mais ou menos.
 
 
Quando estiverem com aparência de murchos, cozidos mesmo, reduziram de tamanho como na foto acima, estão prontos.
Basta esperar esfriar e guardar em potes beeeem fechados e limpos.
Eu armazenei em potinhos descartáveis como a foto abaixo e levei a geladeira, também pode deixar fora dda geladeira se bem armazenados.
 
 
agora é arrumar lugar para encaixa-los, como disse lá encima, sanduíche, pão italiano, torradinha, por cima do peixe, na salada, numa massa simples ou mais incrementada, mistura-lo com requeijão e fazer um creme e por aí vai.
 
não deixem de nos seguir no insta @aiquedeli lá tem várias dicas legais para casa e cozinha e ainda aviso quando tem receita nova por aqui
beijos.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário