14 fevereiro 2014

Risoto de funghi

Oi meus amores,
 
Chegou a tão esperada sexta feira e eu trouxe uma receita super déli para fazer no fim de semana.
Risoto de funghi que pode ser servido sozinho ou acompanhando uma carne, frango ou peixe. Também pode acrescentar tiras de carne no preparo que fica ótimo também.
 
Vamos precisar de 250g funghi seco limpo e picado, meio litro de água, 100g de manteiga ou margarina, 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassado, meio copo de vinho branco ou tinto, 1 copo de caldo de funghi, meio litro de creme de leite fresco, 200g de queijo parmesão ralado, 1 xícara de arroz arbóreo, mais ou menos 3 xícaras de caldo de carne (basta dissolver 1 caldo na água quente)
Se quiser, tiras de carne, temperadas com sal e pimenta do reino e passadas no azeite.
* A quantidade de caldo é o suficiente para deixar o arroz al dente, pode usar mais ou menos do que indico ai encima.
 
Primeiro precisamos hidratar o funghi, super simples, basta colocar num recipiente com água quente por 20min, como nos ingredientes falo que precisa de 1 copo de caldo de funghi, já hidrata em um pouco mais de um copo de água pois é dessa hidratação que vai gerar o tal caldo citado acima.
Espreme o funghi para tirar o excesso de água e reserva o caldo e funghi.



Numa panela grande, coloque a manteiga para aquecer. Quando estiver quente, acrescente a cebola, o alho durante 2 minutinhos refogando. Acrescenta o  arroz e refoga mais um pouco. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar por mais 2 minutinhos. A partir do momento que coloca o arroz, o segredo é sempre mexer, o arroz arbóreo, é diferente do arroz normal que não pode mexer, precisa ser mexido constantemente para que fique cremoso.
Abaixa o fogo e aos poucos acrescente o caldo de carne para que o arroz vá cozinhando, a medida que for secando acrescente mais caldo, alterne o caldo de carne com o caldo de funghi. Quando o arroz estiver quase al dente, junte o funghi picado e refogue mais um pouco. Acrescente o creme de leite , espere ferver, mexendo sempre para que o arroz termine de cozinhar. Coloque o parmesão ralado e deixe reduzir mais uns minutinhos. prova o sal e está pronto.
Precisa ser servido na hora se não seca.
 
Se tiver dificuldade de trabalhar com arroz arbóreo, substitua por parborizado, faça o molho a parte e o arroz também, depois misture.
 
 
Beijos e até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário