10 março 2014

Estrogonofe de legumes (detox, sem glúten nem lactose)

Olá meus amores, começo de semana e lá vem eu ajudar vocês a manter uma alimentação saudável (pelo menos no começo da semana rsrsrsr)
 
Sempre pesquiso receitas saudáveis, detox, substituições de ingredientes e achei o máximo essa receita, já que tenho muitos pedidos de intolerantes a glúten, lactose ou quem apenas quer comer bem sem sair da linha.
Essa receita é de uma especialista em detox bem famosa, já li várias coisas sobre ela, a Catherine Vanazzi. Essa especificamnte não lembro a fonte mas é muito legal porque leva leite de amêndoas, farinha de quinoa além dos legumes, deixando o prato super nutritivo.
Lá embaixo vou dar duas versões simplificadas de um estrogonofe de legumes mais prático rsrsrsr
 
Antes de seguir aos ingredientes e preparo eu queria falar um pouco sobre o leite de amêndoas, confesso que conheci a pouco tempo e como sou curiosa fui pesquisar sobre ele e outros leites vegetais. O leite de amêndoas é um ótimo substituto do leite de vaca, como o leite de arroz ou soja para os intolerantes,  rico em vitaminas e minerais, não tem lactose, quase nada de gordura e calorias, faz bem para o coração, pode ser feito em casa, rico em proteínas e fibras, contêm vitamina E, manganês, selênio, magnésio, potássio, zinco, ferro, fibras, cálcio e fósforo, ajuda a prevenir o câncer e retardar os sinais de envelhecimento. Que legal né? Depois vou fazer um post com receitas de leite vegetal com passo a passo.
 
Vamos ao que interessa, vamos precisar de, 200gr de amêndoas, 3 copos de água mineral, 2 colheres de sopa de farinha de quinua, 3 colheres de molho de tomate, 1 cebola picada, 1/2 talo de alho poró cortado em fatias finas, 2 dentes de alho, 2 xíc. de abobrinha picadinha, 1 de cenoura picada, 1  de aspargos (fresco) picado, 1 xíc. de palmito picado. Fiquem a vontade para variar os legumes e usar os de sua preferência.
 
Primeiro vamos fazer o leite de amêndoas, bate as amêndoas com 3 copos de água no liquidificador e coa e reserve. Para fazer o leite meeesmo precisa deixar de molho e blablabla mas para essa receita assim basta. Como disse logo acima vou fazer um post específico sobre o preparo dos leites vegetais.
 
 
 
Refogue no azeite, o alho e a cebola e bata no liquidificador com o leite de amêndoas que reservou e sal.Acrescenta o molho de tomate e a farinha de quinua bate bem e leva ao fogo até ferver.
 
 
Depois de fervido coloca os aspargos e o palmito. Depois de 10 minutos mais ou menos acrescente a cenoura e a abobrinha, o alho poró deixando cozinhar até ficar "al dente”. Nesse momento você pode incrementar com brócolis, couve flor, milho, ervilha, tomates, batatas, salsinha, cebolinha e outros legumes de sua preferência.
 
 
 
Para finalizar, só servir com arroz, para deixar o prato mais saudável ainda só trocar o arroz branco por arroz integral ou 7 grãos.
 
Como disse que daria uma versão mais simples.... Só pular toda essa parte do leite de amêndoas, liquidificador, quinoa e blablabla, apenas refoga todos os legumes que você quiser e depois ferve com uma caixinha de molho pronto para estrogonofe, super fácil de achar em grandes supermercados;)
E se quiser fazer seu próprio molhinho, só misturar ao refogado dos legumes, 3 colheres de catchup, 1 de mostarda, 1 de molho inglês, 1  envelope de caldo de legumes em pó, 1/2 xícara de água, 150g de Cream Cheese, sal e pimenta do reino. Mistura bem e deixar ferver.

É isso, beijos e não deixem de seguir o insta @aiquedeli
Fui!
 
 

2 comentários:

  1. Polly, uma boa pra quem quiser pular o leite de amêndoas é o creme de leite de soja! Vende fácil fácil em supermercados!

    ResponderExcluir