26 março 2014

Frango cozido e caldo de frango (base para várias receitas)

Oiiiiii,
 
Ontem postei a receita do risoto. Lá no insta, esses dias, fiz várias combinações com frango de tudo quanto é jeito já que cozinhei bastante. Todo mundo perguntando como eu fazia esse franguinho cozido que serve de base para tantas receitas legais, resolvi postar aqui para facilitar a vida de todos.
É suuuuper fácil e vale a pena fazer porque realmente com ele pronto na geladeira você cria vários pratos e sem tanta sujeira, bagunça ou perca de tempo. Também pode ser congelado o que da para fazer um bocado como eu e armazenar as porções.
 
Vamos lá?! Não tem segredo, é um franguinho temperado e cozido na água.
 
Nesse preparo eu usei 1kg de frango, mais ou menos 1,5l de água, azeite e temperos. Usei ervas finas, caldo de galinha, alho picado, folhinhas de louro, pimenta do reino, sal e açafrão. Na foto não aparece, mas coloquei 1 cebola picada também.
* Tirei uma foto pra facilitar a quantidade de temperos, mas gente, tempero vai de cada um, pode ser um pouco mais de um ou de outro, acrescentar outra coisa que você goste, o negócio e provar e ficar bom ao seu paladar;) Essa combinação ficou muito saborosa e levinha, gostei muito.
 
 
 
 
O preparo é simples, refoguei o alho e cebola no azeite e coloquei os peitos de frango dentro já junto com todos esses temperos, furei todos com uma faca para penetrar o tempero. Deixei um pouco de um lado para selar o frango, virei e fiz o mesmo do outro lado. Coisa de 3 minutinhos cada lado.
 
 
 Acrescentei a água, misturei bem para os temperos soltarem na água, baixei o fogo e esqueci o franguinho lá por mais ou menos 40 minutos. Pode ser um pouco menos, deixo bastante porque quanto mais cozinhar mais macio o frango fica.
 
 
 Pronto gente, tem franguinho cozido para 1001 receitas. Guardei na geladeira os frangos num tapawer com um pouco do caldo para não ficar seco e o resto do caldo em outro tapawer que congelei.
 
 
 
 
Para vocês terem uma ideia ,com esse frango eu fiz o risoto de ontem, comi desfiado com macaxeira, fiz omelete e também cortei em cubos e levei ao forno com azeite e gergelim para comer com legumes e arroz integral, ficou uma déli. Com o caldo eu fiz sopa, apenas coloquei legumes para cozinhar nesse caldo e acrescentei frango desfiado e ovo cozido.
As variações são enormes, da para fazer panquecas e crepes, tortas salgadas, quiches, creme de galinha, salpicão e tantas outras coisas.   O caldo além de sopa, da para cozinhar legumes, arroz, servir de base para risotos e qualquer outro preparo que você está acostumado a usar os cubinhos de caldo de galinha.
 
Espero que tenham gostado;)
Beijos
 
 

Um comentário: