15 abril 2014

Bacalhau à Gomes de Sá



Receita é de mainha, mega aprovada!!!! Postei no fim do ano porque sempre tem no Natal, ano novo e vou repetir agora porque na semana santa também não pode faltar.
 
Vamos lá

600g de bacalhau desfiado em lascas grandes dessalgado (calma que ensino como dessalgar logo abaixo), 500g de batatas cozidas em rodelas, bastante azeite extra-virgem, 2,3 dentes de alho, 2 cebolas, ovos cozidos, azeitonas pretas e verdes, salsa, sal e pimenta do reino a gosto.

PARA DESSALGAR O BACALHAU:

Antes de colocar o bacalhau de molho, passe pela água fria corrente para retirar a crosta de sal que envolve o peixe. Isso irá acelerar o processo. Corte em pedaços e coloque de molho em água gelada na geladeira, troque a água com frequência, mais ou menos de 4 em 4hs, comece deixando de um dia para o outro e prove, se ainda estiver salgado deixe mais e por ai vai.

Outra opção mais simples e rápida é passar o bacalhau na água corrente e depois leve duas panelas no fogo com bastante água fervendo, deixe 15 minutos em uma e 15 em outra e vai provando para ver se está ao seu gosto. Caso seja necessário deixa um pouco mais em mais uma água limpa.

Preparo: Corte as cebolas e alho em rodelas e doure com um pouco de azeite, passe o bacalhau nesse refogado, tempere com sal e pimenta do reino, arrume em um pirex esse bacalhau intercalando com as rodelas de batata, azeitonas e salsa, por último coloque os ovos cozidos, regue com bastante azeite e leve ao forno por 10,15minutos já que tudo está cozido. Se quiser pode acrescentar pimentões coloridos em rodelas.



Para acompanhar apenas um arroz branco. Beijos e até amanhã
Não deixem de seguir nosso insta @aiquedeli essa semana tem várias dicas para decorar a mesa, a casa e lembrançinhas paara os convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário