16 abril 2014

Cestinhas de pão integral com atum

Oi gente, ontem eu postei receita de bacalhau que pode ser o prato principal do almoço de Páscoa e hoje uma entradinha déli, baratinha, fácil e saudável. recebi essa receita por email e fiquei encantada com a facilidade e apresentação. Vou fazer para servir lá em casa no almoço de páscoa.

Para 10 cestinhas vamos precisar de 10 fatias de pão integral sem casca, 1 lata de atum sólido light desfiado com um garfo, 8 uvas verdes sem semente em rodelas, 5 folhas de hortelã picadas, 1 tomate sem sementes em cubinhos, 2 talos de cebolinha picados, 1 talo de salsinha picado, meia xícara de pepino em cubinhos, meia de cebola roxa em fatias finas (em meia-lua), meia colher (sopa) de azeite, meia colher (sopa) de suco de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Primeiro vamos preparar as cestinhas, apoie as fatias do pão sobre uma tábua e passe sobre elas um rolo de massas, deixando-as mais finas, quem não tem rolo pode usar o rolo de papel filme ou até mesmo uma garrafa. Em seguida, acomode-as dentro de forminhas para muffin, empada ou petit gateu ou qualquer potinho que possa ir ao forno e que deixe os pães em formato de cestinha. Leve ao forno pré-aquecido (160ºC) durante 25 minutos, ou até ficarem crocantes e levemente douradas. Reserve.
Para o recheio misture o pepino, tomate, salsinha, cebolinha, as folhas de hortelã, a cebola roxa, a uva, o atum, o azeite e o suco de limão. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Agora é só montar coloque as cestinhas sobre o prato em que for servir e recheie com o auxílio de uma colher e está pronto para servir. Pode servir como petisco, entrada e até acompanhado de uma saladinha.
* Como amo requeijão sugiro acrescentar uma colherinha para finalizar;)
 
 

Para quem ainda não sabe o que fazer para o almoço de Páscoa, coloca peixe, bacalhau, camarão na busca que tem várias receitas fáceis e délis para vocês usarem como inspiração.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário