07 julho 2014

Carne de panela

Oi gente, boa semana para todos, geralmente na segunda trago uma receitinha leve mas hoje eu optei por uma receita caseira, com gostinho de comida de mãe.
 
Essa carne de panela é uma déli, fica perfeito com arrozinho branco. Da para fazer com frango também e os legumes você pode colocar os que você mais gosta. Peguei na Ana Maria Braga mas dei uma modificada porque cozinha é assim;)
 
Vamos precisar de meio kg de coxão mole cortado em pedaços (pode usar lagarto, músculo, costela...), amaciante de carne (opicional), 1 cebola ralada, 2 dentes de alho amassado, meia xícara de azeite (na receita vai óleo), sal, pimenta do reino e temperinhos a gosto (uso salsinha, cebolinha e orégano), meia colher de ajinomoto (nem coloco), 500 ml de água já quente, 3 colheres de extrato de tomate, meio pimentão verde picado (coloco em pedaços grandes para retirar depois porque odeiooooo pimentão), 2 tomate picados, 1 cenoura grande em pedaços médios ou rodelas, 2 batatas cortadas como a cenoura, pré cozidos.
 
Como disse você pode adicionar outros legumes como chuchu, brócolis, couve flor, vagem, batata doce, inhame, macaxeira (tbm pré cozidos), pode colocar milho e ervilhas, no final do preparo pode adicionar couve folha ou espinafre em tirinhas.... Isso só vai dar mais sabor e deixar sua comida mais saudável.

Preparo:Primeiro tempero a carne com sal, pimenta do reino e salpico amaciante de carne para garantir que não vai ficar dura. Mas caso faça na panela de pressão nem precisa do amaciante tá?!

Em uma panela de pressão, coloque o azeite, a cebola, alho e refogue bem. Acrescente a carne frite por 5 minutos mexendo bem, depois coloque o ajinomoto, o tomate, o pimentão, a massa de tomate.
Depois de refogado, acrescente a água, sal, pimeta do reino e os temperinhos. Tampa a panela,  deixe cozinhar por 30 minutos, depois que começar a chiar. Depois disso, espera sair a pressão e acrescenta os legumes pré cozidos e em fogo baixo, da uma mexidinha de vez em quando para pegar o gostinho do molho nos legumes.
Se quiser pode por os legumes na pressão junto com a carne mas tenho medo de desmanchar tudo por isso coloco pré cozido no final;)
 
Pronto gente tá pronta, agora é servir com arrozinho como falei e vai nesse link Festival de arroz que tem várias opções de arroz, com certeza você vai achar um para acompanhar essa carninha com legumes.


Não deixe de seguri nosso insta @aiquedeli e ficar por dentro das publicações do blog, dicas para o dia a dia na casa e na cozinha e ainda conhecer nossas opções para encomendas.

Beijos e até quarta porque amanhã tem jogo do Brasil e a correria com as encomendas é grande;***

Nenhum comentário:

Postar um comentário