23 julho 2014

Charutinho de repolho recheado com arroz e carne moída cozidos no molho de tomate

Oiii,

Desculpa a demora para publicar essa receita, prometi no ig que postava segunda mas não deu, sorry! 
Painho fez esses charutinhos domingo, receita da minha vó e super hiper mega déli. Me lembro de quando era pequena e via meu vô cozinhando as folhas de repolho no fogão do terraço, enquanto minha vó preparava o recheio e toda família reunida na cozinha esperando e rezando para ficar pronto logo rsrsrs
Da um trabalhinho mas vale a pena e pode fazer um monte e congelar.

Vamos aos ingredientes, vou tentar mensurar as quantidades porque na verdade é tudo feito de olho. No preparo de ontem rendeu 5 panelas grandes cheiaaaas de charutos, caso achem muito divide a quantidade em 2 ou até 3.
 
Usamos 4 repolhos médios, 2kg de tomate picados, 4 cebolas grandes picados, 1,5kg carne moída de primeira, 5 xícaras de arroz lavado e escorrido, 6 dentes de alho triturados, 3 xícaras de óleo de soja (na próxima vou testar azeite), 1 xícara de azeitonas picadas, cebolinha a gosto, sal e pimenta do reino.
 
Para o molho: 8 latas de molho de tomate pronto refogados com cebola, alho, azeite, sal e ervas. Ferve bem e reserva.

Primeiro vamos cozinhar as folhas do repolho para que fiquem mais molinhas para enrolar com o recheio. Numa panela grande com água quente e sal, coloque o repolho inteiro com talo para baixo e vai banhando-o com água quente para que cozinhe por igual. Da uma olhada nas fotos que facilita o entendimento.

 


 

Cuidadosamente vire-o e continue banhando. As folhas vão começar a ficar transparentes, ai você destaca uma a uma com ajuda de uma faca, rente ao talo e vai reservando num refratário. Não descarte as folhas menores pois vamos usar no final.

Para o recheio basta misturar todos os ingredientes. Carne, arroz, cebolinha, temperos, azeitona picada, óleo, tomate, cebola e alho. Mistura bem e está pronto para fazer os charutos. *carne e arroz crus tá?!

 
Agora vamos a montagem. Numa tábua abra uma folha de repolho e no centro coloque o recheio deixando as pontas livres. Enrole a folha como uma panqueca porém fechando as pontas como um rolinho primavera. Vão ficar como a foto abaixo.

 

Numa panela forre o fundo com molho e folhas de repolho (aquelas menores que falei para não descartar lá no começo) isso faz com que os charutos fiquem protegidos do fundo da panela e não queime nem grude.

Acomode vários charutos na panela e cubra com molho. Tampe e cozinhe em fogo baixo de 30min a 45min. Na verdade tem que ficar de olho e até tirar um do meio para provar se o arroz e carne está cozidos.

 

Agora é só morrer de comer rsrsrs eu comi uns 4 no almoço, repeti no jantar e ainda comi no almoço de novo no outro dia heheheh

 

Esse recheio também pode servir para abobrinhas, beringelas, tomates e pimnetões. Aproveitamos que sobrou e já fizemos abobrinhas para uma outra refeição.
 
 


Beijos e se fizerem não esqueçam de marcar o ig @aiquedeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário