20 agosto 2014

Dica da Nutri: Consumo de fibras na alimentação

Oiiiiiiii,
Mais uma dica preciosa da Nutri Adriana Resende falando sobre a importância da ingestão de fibras na nossa alimentação. sem rodeios que quem entende do assunto é ela e não eu rsrsrs 
 Aproveitei para lá no final do post colocar uma receitinha de um suco cheio de fibras para vocês
 
 
 
 

 
"Olá queridos! Como uma das maiores preocupações hoje é a qualidade de vida, vou falar um pouco sobre as fibras alimentares que são importantes na alimentação diária.
Por suas diversas funções benéficas, a fibra alimentar tem aparecido como assunto em todos os lugares. Sabemos que elas são importantes por reduzir o tempo de esvaziamento gástrico, ou seja, melhora a saciedade, também ajudam a diminuir a absorção de colesterol e glicose, por isso são recomendadas para diabéticos, pessoas com nível alterado de colesterol e controle de peso, ajudam no trânsito intestinal e protegem contra o câncer de cólon.
As fibras são partes de grãos, vegetais e frutas que não são digeridas pelo nosso organismo. Elas auxiliam a digestão por ajudarem na movimentação de outras substâncias alimentares pelo sistema digestivo e daí são eliminadas pelas fezes. Por isso são importantes para o funcionamento adequado do intestino. Mas não podemos esquecer que para isso ocorrer de maneira eficiente, é necessário aumentar o consumo de água, para hidratação das fezes, evitando o ressecamento das mesmas.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. Cada uma com seus benefícios. A recomendação nutricional é a ingestão em quantidades iguais dos dois tipos de fibras, num total de 20 a 30g por dia, no máximo 35g, pois o excesso interfere na absorção de nutrientes como o zinco e o cálcio.
Pode parecer fácil esse consumo, mas não é. Não se consegue ingerir essa quantidade de fibras comendo apenas uma frutinha no dia e uma salada. É necessário mais. O consumo das frutas, legumes e verduras, de preferência com casca, associado à ingestão de produtos integrais, melhora essa quantidade. Opte em substituir o suco pela própria fruta, assim você contabiliza no seu dia mais fibras. No cozimento também perdemos uma boa quantidade de fibras. Por isso quanto mais natural consumirmos o alimento, mais alto o teor de fibras que estamos ingerindo.
A alimentação mais natural, buscando os alimentos da terra, como consumíamos no passado, sem tantos alimentos industrializados, nos traz maiores benefícios à saúde, pois aumentam o consumo de fibras e diminuem o consumo de gorduras. Com isso diminuímos os ricos de algumas doenças.
O despertar do mundo inteiro para isso não foi à toa. É comprovado que uma vida mais saudável, com consumo de alimentos mais naturais, aliados a prática regular de atividade física, aumenta nossa expectativa de vida e o principal: com qualidade!
Então o que vocês estão esperando para dar os primeiros passos para essas mudanças?
Boa sorte e fiquem com Deus!
Adriana Resende"
 
 
Agora a receita do suco cheio de fibras...
2 xícaras de suco de laranja, pedaços de mamão papaya, 2 ameixa preta sem caroço, 1 colher de linhaça e 1 colher de aveia. Basta bater tudo no liquidificador adoçar e está pronto.
 
 
Beijos e até amanhã  com receita de arroz chinês e frango xadrez que postei hoje no ig. Aproveita e segue lá @aiquedeli @adrianaresendegomes
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário