06 agosto 2014

DICA DA NUTRI: Fritura uma grande vilã!

Oi gente, mais uma publicação da nossa nutri Adriana Resende, dessa vez ela vem falar sobre as frituras e aproveitei para repostar uma receita de frango empanado sem óleo no final do texto. Depois da uma olhada na busca que tem outras receitas como batata frita sem óleo.

 
 
"Olá queridos, esse post está super interessante pois vou explicar um pouquinho sobre os males da fritura e aproveito para dar umas dicas sobre como preparar seus pratos preferidos sem precisar fritá-los.
Primeiro é importante explicar que as gorduras são necessárias ao nosso organismo, porém o diferencial é a escolha dessas gorduras e as quantidades consumidas. Existem as gorduras que chamamos de boas, ou seja, faz bem a nossa saúde se consumirmos de acordo com as recomendações.Além de serem nutrientes importantes, pois nos fornecem energia, ajudam na imunidade e saúde do coração, elas também dão um sabor especial aos alimentos.As gorduras consideradas boas para a saúde são chamadas de insaturadas e existem dois tipos:
As monoinsaturadas, que podemos encontrar em azeites, nozes, castanhas, abacate e as poli-insaturadas que encontramos nos peixes (salmão, cavala), óleos de soja, girassol, linhaça dourada, etc.
As gorduras ruins são chamadas saturadas e essas devem ser evitadas por trazerem prejuízos à saúde, como doenças cardiovasculares, aumento dos níveis de colesterol, obesidade, entre outros. As carnes gordurosas, os queijos amarelos, as frituras, são ricas nesse tipo de gordura.
Os alimentos industrializados como biscoitos recheados, produtos de panificação, entre outros são ricos em gordura trans que são ruins para a saúde e devem ser evitadas.As frituras são muitas vezes escolhidas por serem fáceis de preparar e saborosas. Porém o mal que causam ao nosso organismo é imenso, pois aumentam o consumo das gorduras ruins, dificultam a nossa digestão, contribuem para o ganho de peso e as gorduras quando sujeitas a altas temperaturas degradam-se e transformam-se em compostos de natureza cancerígena.
Com tudo isso segue dicas de como evitar as frituras:
As preparações fritas podem ser feitas no forno ou em panelas especiais que não deixam aderir. Se gostar de empanados, opte por farinhas mais saudáveis, integrais, farinha de amêndoa, farinha de linhaça ou a mistura dessas. A que eu mais gosto é a mistura de farinha de linhaça com flocos de aveia, a preparação fica bem crocante. Ao empanar passe antes em clara levemente batida e passe na mistura, coloque no forno ou em micro-ondas para assar. Para dar mais sabor use um fio de azeite no preparo e depois de tirar do forno pode acrescentar mais um pouco."
E ai gostaram? acessa esse link frango empanado sem óleo e aprende a fazer o franguinho que falei lá encima. Bju e não deixem de seguir nosso insta e ficar por dentro de tudo @aiquedeli @adrianaresendegomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário