15 agosto 2014

Dica da Nutri: O segredo das partes inutilizadas dos alimentos

Oi gente, desculpa o sumiço mas os últimos não estava muito legal pelo acidente de Eduardo Campos e tanto sofrimento aqui na minha terra (Recife), ainda mais a perda de um amigo querido que estava no voo. Aproveito para pedir que orem por essas famílias.
Mas vamos lá, a vida segue.... Como Não postei na quarta a dica da Nutri, ela vem hoje atrasadinha mas bem interessante. Grande ensinamento para mim também, agora vou pensar duas vezes antes de jogar alguma coisa fora;)
 
Aproveitei e no final do post adicionei uma receita de bolo de casca de banana que para quem não sabe é mais rica em potássio do que a polpa. Com vocês... Palavras da nutri Adriana Resende
 
 
 
 
"Olá! Hoje vou falar um pouquinho sobre os nutrientes que estão escondidos nas partes que não utilizamos dos alimentos.
Aprendemos desde pequenos a consumir as frutas, legumes e raízes sem a casca. Mas hoje sabemos que a casca dos alimentos muitas vezes tem mais nutrientes que a polpa e jogamos tudo no lixo.
Habitualmente tiramos as cascas, os talos, as sementes e as folhas por não serem muito apetitosos, mas dessa forma estamos reduzindo o teor nutritivo desses alimentos por reduzir fibras, minerais e vitaminas.
 
Podemos aproveitar essas partes para enriquecer nossa preparação, por exemplo, testem colocar os talos (exceto o da mandioca que é tóxico) e as folhas no cozimento do feijão ou arroz, ou utilizar as cascas cozidas nas saladas, ou ainda acrescentando os três aos sucos. Com as sementes podemos torrá-las e tritura-las para serem utilizadas como farinha para preparo de pães, bolos e biscoitos.
 
Até mesmo aquelas cascas que julgamos não serem aproveitadas podem servir para algo. O abacaxi, por exemplo, podemos bater sua casca com água e desse suco preparar bolos ou misturar a outra fruta e fazer um suco diferente, com limão fica uma delícia.
Uma boa dica é cozinhar bem os vegetais, como batata, chuchu, abóbora, para utilizar a casca na hora de servir. E lembrem-se que a água de cozimento desses vegetais é bastante rica, pois nela ficam depositados alguns nutrientes da cocção. Que tal aproveitar essa água para fazer a sopa, cozinhar seu feijão e as outras preparações?"
 
Bolo de casca de banana
Vamos precisar de 2 xíc. de casca de banana madura picadas, ½ xíc. de água, 4 gemas, 5 colheres de sopa rasas de margarina, 2 e ½ xíc. de açúcar, 3 xíc de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de fermento em pó, Canela para polvilhar, 4 claras em neve.
Bata no liquidificador as cascas de banana com a água e reserve. Na batedeira, coloque as gemas, a margarina e o açúcar e bate até ficar homogêneo e bem branquinho. Misture as cascas de banana batidas, a farinha de trigo e o fermento em pó. Por último, incorpore as claras em neve, mexendo suavemente. Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha. Salpique canela em pó sobre a massa e leve para assar em fogo médio por 30 a 35 minutos ou até que o palito saia limpinho.
 
 
     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário