03 setembro 2014

DICA DA NUTRI AI QUE DÉLI: O que é Glúten?

Oi meus amores, hoje é dia da dica da nossa nutri Adriana Resende e ela trouxe um texto falando sobre o glúten. Hoje em dia o glúten está bem famoso e junto com a fama vem várias dúvidas e incertezas... Com isso nada melhor do que uma profissional para falar nesse assunto com propriedade né?!
Texto super interessante, vale a pena a leitura e aprendizado. E para melhorar no final do texto separei um link de uma receita sem glúten.


 
O que é o glúten?
"Olá! Com tantas novas modas de dietas, as pessoas agora estão incorporando a alimentação sem o glúten. Mas vocês sabem o que é o glúten? Retirar o glúten da alimentação emagrece?O glúten resulta da mistura de proteínas que se encontram naturalmente em alguns cereais como o trigo, cevada, aveia e centeio. Ao chegar ao intestino ele se transforma numa espécie de cola, grudando nas paredes do intestino. Com o passar do tempo, pode provocar saturação do aparelho digestivo, dificulta a eliminação de toxinas, aumenta a gordura abdominal e retenção de líquidos, dores articulares, alergias cutâneas e depressão.
A maioria desses problemas de saúde aparece devido às mudanças no cardápio, as pessoas passaram a comer excessos de alimentos ricos em glúten, como pães, bolos, biscoitos e macarrão. E o corpo responde de maneiras diferentes: alergias, dores de cabeça e enxaqueca, insônia, obesidade, doenças autoimunes, resistência a insulina, deficiência de cálcio e diarréias.O excesso de glúten no organismo é sinal de má higiene interna, já que ele dificulta o metabolismo.A dieta sem o glúten é moda, pois o emagrecimento e a redução de gordura na área abdominal são comprovados, visto que existe a diminuição na ingestão de alimentos refinados feitos a base de trigo. Mas nem todas as pessoas necessitam retirar o glúten totalmente da alimentação, daí a importância de buscar uma reeducação alimentar com um profissional nutricionista para evitar o excesso e balancear sua alimentação em acordo com as necessidades do seu organismo.
As pessoas portadoras de doença celíaca têm uma hiper sensibilidade ao glúten, que pode ser resultado de uma alergia ou de intolerância. Nestas pessoas o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade, entre algumas semanas a até alguns meses. Outra manifestação de intolerância é a presença de lesões na pele chamada dermatite herpetiforme. Por isso a frase “contém glúten” é encontrada nas embalagens dos produtos alimentícios.Os portadores da doença celíaca devem evitar os alimentos que contenham glúten, destacando-se os derivados de trigo, cevada, centeio e aveia, incluindo derivados de fabricação caseira ou industrial, como pães, massas alimentícias (macarrão), biscoitos, bolos, salgadinhos, barras de cereais, quibe, pizzas, molhos brancos, granola, empanados, farinha de rosca, cerveja, whisky e vodka de cereais.Os portadores de doença celíaca não devem consumir nem mesmo carnes e legumes empanados em farinha de trigo, ou alimentos produzidos em óleo de fritura onde tenha sido imerso outro alimentos contendo farinha de trigo.
Como a doença celíaca é crônica, seus portadores devem adotar uma alimentação sem glúten que geralmente deve ser seguida por toda a vida.Quando ingerido em excesso, o glúten pode causar a diminuição da produção da serotonina, o que leva a um quadro de depressão mesmo nos que não são portadores de nenhuma hipersensibilidade.O consumo excessivo de glúten pode resultar no aparecimento da Psoríase e da Artrite psoriática.Não contêm glúten os seguintes alimentos: Arroz, Milho, Milhete, Quinoa, Soja, Sorgo, Batata, Cenoura, Mandioca, Cana-de-açúcar, sementes de Amaranto ou de Girassol, além de frutas e farinhas de fruta em geral (farinhas de coco, banana, etc).
Um dado interessante: os alimentos em geral levam 18 horas da mastigação até a eliminação pelo reto. Alimento com glúten leva até 26 horas.
Intestino sem glúten produz serotonina e gera alegria!
As dificuldades no começo da dieta podem aparecer devido às dúvidas de substituições.
Um profissional nutricionista ajudará a compor seu cardápio de forma a evitar monotonias e erros alimentares.Nossa saúde, nosso maior patrimônio!

Fiquem com Deus, beijos!!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário