15 setembro 2014

Feijão caseiro

Oi meus amores,

Hoje eu trouxe uma receita super básica mas que muitaaaaa gente não sabe fazer e me pergunta como faz.
Cresci com arroz e feijão na mesa todos os dias, confesso que só gosto do caldinho mas como quase todo dia. Mainha faz sempre novinho mas essa receita você pode fazer bastante e congelar em porções para agilizar o preparo do almoço ou salvar nos dias de correria, preparar uma sopa ou caldinho.

Essa receita da para comer umas 6 pessoas para vocês terem uma ideia, caso queiram diminuir ou aumentar a porção.
 
Vamos aos ingredientes... 2 xícaras de feijão, 1 folha de louro, 3 dentes de alho espremido, 1 cebola pequena picadinha, meia xícara de bacon em pedaços, meia xícara de carne de charque picadas (coloca para ferver na água antes, para diminuir o sal, caso esteja muito salgada), 1 xícara de paio em rodelas, sal, pimenta do reinoe azeite a gosto, 1 colher de extrato de tomate e 1 caldo de feijão (pode ser de bacon também).
*Essa opção de carne e paio você pode substituir por outras carnes defumadas ou linguiças de sua preferência como também pode tirar tudo e deixar só o bacon ou o paio. Vai do gosto de cada um e se quer um feijão mais forte ou mais leve. Pode também colocar jerimum no final do cozimento, mainha e o noivorido adoram feijão com jerimum;)

Agora vamos ao preparo, numa panela de pressão, coloque o feijão, a água, as carnes e linguiças que você escolheu, o caldo de feijão (já dissolve ele em um pouquinho da água) e o louro. Tampe e depois que começar a chiar, espere 30 minutos. Espera sair a pressão e veja se o feijão está macio, caso não deixe mais um pouquinho.
 
Em outra panela, refogue no azeite, o alho e a cebola até ficar bem douradinho, frite o bacon nesse refogado, acrescente o extrato de tomate e tempere com sal e pimenta do reino. Agora é só pegar uma concha do feijão cozido e despejar nesse refogado, amasse bem o feijão para ficar um caldo mais grossinho, deixe ferver um pouco e volte essa mistura para a panela de pressão onde está o resto do feijão. Deixe ferver mais uns 10 minutinhos e está pronto para servir ou congelar.
 
 

Para quem não sabe fazer arroz, segue o link de Festival de arroz com 3 opções de arroz,  assim o prato está completo. Arroz com feijão!
Para quem quiser escolher uma carninha, frango ou peixe para acompanhar o arroz com feijão basta pesquisar na busca que tem várias opções de carne, frango, peixe e acompanhamentos para incrementar sua refeição.

Beijos e não deixem de seguir o ig @aiquedeli, aproveita e passa lá hoje que tem promoção de 10% de desconto para os pedidos feitos hoje já que é dia do cliente. Solicite nosso cardápio pelo whatsapp que tem no perfil do ig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário