29 setembro 2014

Pão integral de liquidificador

Segunda como sempre é dia de receita leve e hoje eu trouxe uma receita de um pãozinho integral que faz no liquidificador super fácil.
 
Vamos precisar de 45 g de fermento para pão, 2 copos (tipo de requeijão) de água morna (não é fervendo ta?!), 1 xícara de óleo (uso o de canola), 1 copo de açúcar (uso demerada ou mascavo), 2 colheres pequenas de sal, 5 xícaras de farinha de trigo integral, 3 ovos, 2 colheres de sementes de linhaça ou chia, 2 colheres de semente de gergelim, 2 colheres de farinha de aveia ou mix de fibras que postei hoje no insta. Pode acrescentar alguma castanha picada como amêndoas, nozes, pistache, castanha de caju... Se quiser deixa-lo levemente doce, pode acrescentar passas e um pouco de mel.
Farinha de trigo para dar ponto, caso seja necessário.
 
O preparo é bem simples, bate no liquidificador tudo (fermento, água, óleo, açúcar, sal e ovos) menos as farinhas, sementes e castanhas...
Depois em uma bacia  grande coloque a farinha integral e de aveia e junte o líquido do liquidificador, os grãos, castanhas... e misture. Vai ficar meio grudento, ai você vai acrescentando aos poucos mais farinha de trigo até dar ponto não muito duro, tem que soltar da mão e ficar macio, mesmo que ainda grude um pouquinho, se ficar uma massa dura vai ficar seco, portanto cuidado com a farinha. Sove bem e espere crescer (lugar quente tipo dentro do microondas ou forno desligado tá?) cresce mais rápido. Sove mais um pouco e divida em 3 partes e modele 3 pães. Por cima coloque grãos, aveia, castanha se quiser que fique uma casquinha ou apenas pincele com gema para ficar corado.
 
Agora é só levar ao forno pré aquecido até ficar crescido, fofinho e dourado. +- uns 30,40minutos para pães grandes, se fizer pequenininho cuidado para não queimar.
 
 
 
Espero que gostem e não deixem de sseguir nosso ig @aiquedeli
 
Beijos meus amores.

 

Um comentário: