15 outubro 2014

DICA DA NUTRI AI QUE DÉLI: Antioxidantes x Radicais Livres

Oiiii, essa semana não atrasei a publicação da nossa nutri, deixando claro que quem atrasa sou eu viu, ela manda sempre super antecipado kkkk
 
Hoje nossa querida Adriana Resende nos trás informações sobre os antioxidantes e radicais livres, vilões da nossa beleza já que quando se fala nisso já penso em ficar velha. Da uma lidinha ai embaixo que ela da umas dicas bacanas do que devemos comer para se livrar desses tais radicais.
 



 
Antioxidantes X Radicais livres
 "Oi Pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre um assunto muito interessante, pois nos ajuda a ter uma maior qualidade de vida, diminuindo riscos de doenças e prevenindo os sinais de envelhecimento. Os antioxidantes em combate aos radicais livres! Vamos entender melhor!
Os radicais livres são moléculas formadas constantemente em nosso organismo de diversas maneiras, desde a produção pelas células pelos próprios processos metabólicos ou por fatores externos como poluição, estresse, Raio-X, radiação ultravioleta, cigarro, álcool, aditivos químicos, conservantes e hormônios, presentes em alimentos, consumo de gorduras, e a própria atividade física.
Notamos que não temos como não produzir os radicais livres, que são prejudiciais por favorecer o envelhecimento, mau funcionamento do organismo e o aparecimento de doenças como câncer, cardiopatias, aterosclerose e outras, pois lesionam as células do nosso organismo.
Nesse caso o consumo dos antioxidantes é fundamental para prevenirmos as ações dos radicais livres. Uma alimentação equilibrada e rica nesses nutrientes pode agir impedindo a formação das moléculas, impedindo o ataque dos radicais livres evitando a formação de lesões em nossas células e ainda podem reparar as lesões caudadas pelos radicais removendo os danos e reconstituindo as células danificadas.
Os alimentos são nossa maior farmácia e neles encontramos as principais fontes de antioxidantes vindo das frutas, legumes e verduras.
 B-caroteno: presente em alimentos de cor amarela/laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.
Vitamina C: presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi.
Vitamina E: presente em grãos e sementes oleaginosas, como gérmen de trigo, sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticínios e óleos vegetais.
Flavonoides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.
Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto.
Carotenoides e Vitamina A: Os carotenoides são encontrados em legumes e frutas de cor laranja/vermelhas. Os carotenoides são precedentes da vitamina A, encontrada nas mesmas fontes que os carotenoides e também em alimentos de origem animal.
Licopeno: Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba.
Os antioxidantes têm funções específicas, e uma dieta variada é importante para a manutenção da saúde do nosso organismo. Um profissional capacitado poderá indicar as quantidades ideais de antioxidantes de forma individual e segura. Importante lembrar que a prevenção é a melhor alternativa, então que tal cuidar da sua saúde desde já?
Boa sorte e fiquem com Deus!
Adriana Resende."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário