10 outubro 2014

DICA DA NUTRI AI QUE DÉLI: Benefícios do chá

A dica da nutri essa semana chegou atrasada, como sempre posto na quarta mas não deu e para não deixar vocês sem informação, estou postando hoje;)


 
Nossa nutri querida Adriana Resende, hoje fala sobre os beneficios do chá, eu particularmente amooooo chá e acho que me ajuda muito na digestão.
 
Espero que gostem do post de hoje e semana que vem tem um texto massa sobre antioxidantes, fica ligado!
* Desculpa mas teve parte do texto que não entrou a fonte do blog;/
 
 
 
BENEFÍCIOS DOS CHÁS
"Olá! São inúmeros chás existentes e os benefícios realmente existem. Para tirar as dúvidas de como utilizá-los, vamos falar um pouquinho dos mais conhecidos.
Para obter seus benefícios, o modo de preparo é fundamental. Iniciada a fervura da água, desligue o fogo, daí acrescente duas colheres de sopa para um litro ou duas colheres de chá para 250 ml, abafe por três a cinco minutos e coe. Você pode armazenar na geladeira ou em garrafa térmica, mas não reaqueça a bebida pois elas perderão boa parte de suas propriedades.
E vamos as suas propriedades!
Chá verde
Muito conhecido e bastante utilizado. Por fortalecer o sistema imunológico, evita determinadas doenças. Ajuda a controlar os níveis de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. É desintoxicante. Ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer. Também tem ação termogênica, ou seja, ajuda na queima de gorduras por acelerar o metabolismo.

Capim cidreira
Auxilia na digestão e tem ação calmante. Alivia os gases.
Camomila
Ação calmante, combate a ansiedade e
insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. Muito indicado no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante.
Hortelã
É antiparasita e antifúngico, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, alivia os gases. Melhorar a digestão e combate a azia.
Alecrim
Ação digestiva, ótimo para controle de peso, pois aumenta a sensação de saciedade. Têm ações antipasmódica e anti-inflamatória, boas para cólica renal e menstrual, ação antifúngica e desintoxicante.
Erva doce
Auxilia na digestão, é relaxante, combate cólicas e gases. 
Chá mate
Tem ação termogênica e antioxidante, acelera o metabolismo e evita o envelhecimento precoce. Os hipertensos e portadores de gastrite precisam ter cuidado pois é muito rico em cafeína. 
Chá de canela
Auxilia no controle de
diabetes por ajudar na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Diminui a vontade de comer doces e melhora a circulação. Ajuda no controle do colesterol e é rica em antioxidantes. 
Chá de hibisco
Ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, funciona como eliminador de toxinas no organismo. Auxilia na perda de gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes. 
Chá de gengibre
O gengibre é um dos melhores anti-inflamatório que temos na natureza, também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite. Combater enjoos e náuseas, principalmente em
gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.  
Maracujá
Ajuda a acalmar os nervos, combate a ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.  
Maçã
Também tem ação calmante e ajuda na digestão, além de ser diurética, com efeito laxante.  
Lembrando que o uso dos chás não dispensa a alimentação saudável e a prática de atividade física. Um Nutricionista pode ajudar a incluí-los de maneira segura na sua alimentação. Também é importante lembrar que se deve evitar tomar os chás após as principais refeições, pois eles podem inibir a absorção de alguns nutrientes.
E viva a natureza!
Fiquem com Deus, Adriana Resende."

Nenhum comentário:

Postar um comentário