29 outubro 2014

DICA DA NUTRI AI QUE DÉLI: Gastrite

Oiiiii,
 
Hoje nossa nutri Adriana Resende trouxe um tema que atormenta muita gente inclusive eu. A tal dorzinha no estomago que quando você faz a endoscopia aparece logo ela lá. A gastrite;/
 
O texto é super interessante e tem até algumas coisas para serem evitadas e podermos ter uma vida mais tranquila e com essa danada controlada;)
 
 
 
Gastrite
Olá pessoal! Vou falar um pouquinho sobre a gastrite que hoje é tão comum nas pessoas devido aos maus hábitos.A gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago, que pode ser provocada por diversos fatores: alimentação inadequada, uso prolongado de algumas medicações, consumo de bebida alcoólica, estresse.O principal sintoma é a dor referida na “boca do estômago”, podendo vir acompanhada de azia ou queimação. Também é referido perda de apetite, náuseas e vômitos.No tratamento da gastrite é indispensável o controle alimentar. Algumas dicas ajudam nesse controle, lembrando que deve ser procurado um médico especializado para diagnóstico e tratamento.
Segue algumas dicas que ajudam no tratamento da gastrite:
 
- Respeite os horários das refeições. Alimente-se a cada três horas, de maneira calma e tranquila.- Não substitua refeições principais por lanches.- As refeições devem ser em porções menores, evitar períodos de jejum e super refeições em seguida.- Mastigue bem os alimentos.- Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras.- Evitar deitar logo após a alimentação.
Evite:
Café, chocolate, chás mate e preto, refrigerantes, pimentas, condimentos (molho inglês, ketchup, mostarda), comidas gordurosas (principalmente frituras), doces, quando consumidos em excesso, molhos apimentados, frutas cítricas como limão, morango, acerola, kiwi, abacaxi e laranja, embutidos em geral como salsicha, bacon e linguiça, bebidas alcoólicas.
 
Preferência:
Leite, queijo fresco branco, ricota, carnes magras, ovos cozidos (não fritos), verduras e legumes cozidos, frutas (exceto as mencionadas no item anterior), pães brancos, bolachas Maria, maizena e água e sal, arroz, macarrão, batata, mandioca e mandioquinha cozidos.
 
Fiquem com Deus!
Adriana Resende


Nenhum comentário:

Postar um comentário