30 janeiro 2015

Carne assada de panela

Oi meus amores,
Separei uma receita que já postei aqui mas que tem tudo a ver com fim de semana, uma ótima opção para um almoço ou jantar.
Vamos precisar de uma peça de contra filé ou lagarto, essa da foto tinha pouco mais de um kg. 2 cebolas grandes, uma ralada e uma em rodelas, 1 caldo de carne, 4 dentes de alho, azeite, sal e pimenta do reino a gosto, 2 copos de água, 4 colheres de shoyo.
Primeiro limpe a peça de carne, tirando todo excesso de gordura e pele. Faça furos com faca em toda a peça para que entre melhor o tempero. Faça uma mistura de azeite, alho triturado, cebola ralada, sal e pimenta do reino e passe por toda a carne e deixe descansar. Essa foi temperada a noite e guardada na geladeira, antes de dormir virei a peça e de manhã virei novamente. Foi assada na hora do almoço.
 
Na panela de pressão, coloque um pouco de azeite e sele a carne de todos os lados. Selar é dourar ela de todos os lados. Caso tenha ficado um caldinho do tempero que ela marinou, coloque nesse momento também. Adicione o caldo de carne, a água e tampe a panela para pegar pressão e cozinhar.
Quando começar a chiar... conte uns 15, 20minutos e abra a panela para ver se está bem cozidinha e com líquido ainda. Caso esteja crua ou sem líquido, acrescente um pouco mais de água e volte para pressão por mais uns 10 minutinhos.
Abra a panela novamente, retire a carne e reserve. Na panela ainda "suja" do cozimento da carne, adicione as cebolas para frita-la e coloque o shoyo para que fique escurinha.
Agora é só colocar as cebolas por cima da carne e servir.
Uma dica boa também é aproveitar essa panela "suja" e passar umas batatas e cenouras cozidas para pegar o sabor da carne e servir junto com ela.
Basta um arrozinho branco para acompanhar e a refeição está completa.
Beijos e bom fim de semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário