03 fevereiro 2015

Volta as Aulas: Lancheira saudável

Oiiiiii,

Volta as aulas e os pequenos precisam se alimentar bem, tenho percebido muitas seguidoras mães e novas e resolvi dar um help sobre esse assunto. Tenho um sobrinho de quase 2 anos e ele também está indo para escola pela primeira vez nesse ano e não é fácil pensar em opções saudáveis e atrativas para as crianças.

Acho importantíssimo que a boa alimentação venha desde criança e o lanche da escola é um bom começo de introduzir produtos saudáveis na alimentação deles.

Separei algumas opções que acho interessante e algumas receitas que já postei aqui que também serve para eles, se feitos em porções individuais.
 
E para deixar o post mais rico eu pedi para nossa querida Nutri Adriana Resende falar um pouco sobre esse assunto para vocês verem a importância de uma lancheira saudável.
 
"A alimentação das crianças deve ser bem monitorada para que desde pequenininhos aprendam e desenvolvam o paladar para as comidas mais saudáveis. Infelizmente ainda existe a cultura que criança deve lanchar biscoito, salgadinho e refrigerante. Se acostumarmos nossos filhos com esses alimentos eles desenvoverão o paladar para esse tipo de comida. Do contrário, se desde pequenos introduzimos alimentos saudáveis, os mesmos aprenderão as melhores escolhas e será normal consumirem, quando adultos, alimentos mais saudáveis.
Precisamos lembrar que nosso organismo se acostuma com nossas escolhas, e os alimentos viciam.
Introduzir frutas, vegetais, verduras, legumes, castanhas, sucos naturais (inclusive o suco verde), iogurtes, leite fermentado, bolos e salgados preparados com produtos integrais e como Polly comentou:
Brincar com os alimentos fará seu filho ter interesse em experimentá-los. Carinhas, desenhos, apresentações coloridas... Vale tudo pra fazer seu filho comer melhor e de forma mais saudável. Outra dica importante é estimulá-lo a preparar seu lanche. Pedir sua ajuda para fazer a gelatina, montar uma oficina de culinário com os pequenos para preparos mais simples, isso despertará o interesse deles pela alimentação.
Estimular a alimentação saudável desde pequenos é nosso dever, e é importante lembrar que nessa fase existe a duplicação de células de gordura, ou seja, uma vez duplicadas elas não deixam de existir, então a perda de peso quando adultos ficará mais difícil.
Vamos ajudar nossas crianças a crescer mais saudáveis?
Boa sorte, fiquem com Deus, Adriana Resende."


Vamos as sugestões aqui e vocês daí montam o cardápio da semana como preferirem;)

* Polenguinho com bolachinhas integrais
* Salada de fruta com iogurte iogurte caseiro
* Cereal com iogurte e mel
* Frutas picadas com aveia e mel ou com farinha lactea ou leite em pó
* Espetinho com frutas
* Leite fermentado, danoninho, iogurte, leite de soja, sucos de frutas, água de coco ou achocolatado
* Cookies integrais
* Torradas com requeijão, geleia, goiabada, queijo branco
* Barrinha de cereal
* Sanduíches naturais ou leves recheios leves para sanduíches
* Bolos simples, sem recheio e cobertura bolo de chocolate de liquidificador
* Bolos integrais bolo de banana
* Bolinho de carne com recheio bolovinhos
* Pastel de forno
* Cachorro quente com carne moída
* Enroladinho de queijo com presunto light e bolachinhas
* Milho cozido

Lembrando que o ideal é que a lancheira seja térmica para que mantenha todos os alimentos na temperatura correta, que tudo seja feito com maior higiene e bem embalado e armazenado. Variar sempre para que eles não enjoem.
Uma outra dica é brincar com a apresentação, a forma de cortar, fazer carinhas nas comidas, embalar com papéis coloridos, deixar bilhetes surpresas e até recompensas um dia ou outro colocar uma guloseima não mata ninguém heheh

Espero que tenham gostado e que tenha ajudado por aí.
Não deixem de seguir o ig @aiquedeli

Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário