02 março 2015

DICA DA NUTRI: Perigos do excesso de sódio e dicas para temperos saudáveis

Olá meus amoooouressss, 

Vou começar a semana falando de saúde com a nossa querida nutri Adriana Resende.

Ela tem se preocupado bastante com o consumo de sódio na alimentação de uma forma geral e veio nos alertar sobre esse perigo, já falamos sobre o sal, só procurar na busca que você acha o post, agora além de falar dos perigos do sódio, ela trás dicas de temperos que dão sabor e são saudáveis.

Lembrando que tudo é questão de hábito, no começo é mais difícil mesmo. Eu, por exemplo não sabia cozinhar sem caldo kinnor, extrato de tomate... que é cheeeeio de sódio e gordura, hoje opto muito mais pelas ervas, temperos com pouco sal e zero gordura e deixo para acertar o sal só no fim da receita, assim aproveito todos os sabores do tempero deixando o sal para um toque final heheheh
Conheci a pouco tempo também, o Ms. Dash que é bem saudável, não tem sódio, nem conservantes e super saboroso, não é muito barato mas vale o investimento.

Aproveitem a dica e coloquem em prática, seu organismo agradece!
Beijos e até....



Para ilustrar achei essas duas gravuras na net, uma do site nutricionalmente e outro não lembro rsrsrs.




"Olá pessoal!
O sódio é um mineral que é abundante na natureza e tem funções importantes: auxilia prevenindo câimbras e ajuda a conservar o tônus muscular. Em contrapartida, seu consumo excessivo é extremamente nocivo à saúde. Isso porque o sódio retém água, estimula os vasos sanguíneos à vasoconstrição e eleva a pressão arterial. Dessa forma predispõe o corpo a doenças cardíacas e renais.
A má notícia é que exagerar na quantidade de sódio é mais fácil do que se imagina. Seu consumo diário não deve ultrapassar 2,8 g do mineral, o que equivale a 4 g de sal. Só que além do saleiro, o sódio também é bastante utilizado como conservante e aromatizante de produtos industrializados. O consumo desse mineral em excesso se associa à doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca ou renal, pessoas que já apresentam essas doenças devem ingerir menos sal ainda.
Os sintomas do excesso de sal no organismo são: inchaço nas pernas, mãos e tornozelos, falta de ar, dores ao andar, pressão sanguínea elevada, retenção urinária.
Para facilitar o corte do sódio no dia a dia a dica é preparar os alimentos com uma quantidade de sal suficiente para dar sabor, mas evitando o consumo de pães, queijos embutidos, enlatados, além de retirar o saleiro da mesa e evitar produtos industrializados.

O segredo para dar sabor às preparações é abusar dos temperos naturais, dessa forma evita-se o excesso do sódio e a comida fica deliciosa, segue algumas dicas para ser utilizadas:
- Ervas secas: orégano, salsa, tomilho, alecrim, louro, cominho, erva-cidreira, etc.

- Ervas frescas: coentro, manjericão, salsa, hortelã, alecrim, manjerona, etc.

- Verduras: cebolinha, cebola, pimentões coloridos (amarelo, verde, vermelho), etc.

- Utilizar misturando e variando para não enjoar. Moendo as ervas secas você acentua o sabor.

- Misturar azeite cru, limão, pimenta do reino e alho também são ótimas opções para realçar o sabor.
Beijo no coração, fiquem com Deus!

Adriana Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário