02 julho 2015

Especial fondue, dicas e vinhos!

Oi meus amoooouressssss, eu to muito sumida por aqui, me desculpem mas o serviço de encomendas ta tomando todo meu tempo (graças a Deus);)
Mas vamos la... tava fuçando o blog e achei essa publicação que tem tudo a ver com o climinha de Recife e do resto do Brasil já que estamos no inverno. Recife não tem frio mas tem esse período de chuva então "nós" aproveita hehehe

Friozinho, chuva, vento gelado e a gente tem que aproveitar esses momentos raros para degustar um fonduezinho acompanhado de um bom vinho que tal?
Hoje eu trouxe uma receita de fondue de queijo, no final do post coloco o link de fondue especial doce de chocolate branco, preto e doce de leite, já aproveita e prepara todos e faz um festival com os amigos, amor ou família. Hehehe

Vamos precisar de 200g de queijo gruyère, 300g de queijo estepe ou emmental, 1 dente de alho, 1 pitada de noz moscada, 1 colher de sopa de amido de milho, 3/4 de um copo de vinho branco seco (mais ou menos 150, 180ml).
O preparo é bem simples… primeiro de tudo tem que ralar os queijos no ralador ou processador e reserve, ai dissolve o amido de milho no vinho branco, adicione a noz moscada a este líquido também reserva. O alho é o segredinho, uma vez, num fondue bacana da cidade, o garçom me disse que eles partem o dente de alho ao meio e passam por toda a lateral e fundo da panela que vai servir que da um saborzinho ;)
Agora é só colocar os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até derreter totalmente o queijo. Vai mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura e está pronto. Se ficar muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um pouquinho de água ou leite e adicione à mistura, mexe de novo e esperar ferver de novo.
Fiquem a vontade para substituir os queijos por outros que prefiram como gorgonzola, muçarela, provolone… só cuidado com os sabores fortes, sempre optar por um de sabor forte e um mais suave.
Para servir nada melhor que pedaços de pão italiano, croissant, brioches, camarão passado na manteiga ou cozidos no vapor, pedaços de frango ou carne grelhados, legumes cozidos como batata, cenoura, brócolis , ovo de codorna, linguiça calabresa, frios….
Como sugestão de vinho para acompanhar, tenho uns preferidos… Duas quintas, Rapariga da quinta, Meia Pipa, Emilio Mouro, JP azeitão…. Não esqueçam de sempre servir uma taça de água junto com a de vinho e de preferencia com gás para limpar o paladar ao tomar o vinho.
Espero que gostem e não deixem de seguir nosso ig @aiquedeli beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário